Festivais - COMÉDIA DE MIKE MILLS É FILME DESTAQUE NO NYFF
     
 

PUBLICADA EM 07.10.16

Carlos Augusto Brandão

A comédia “20th Century Women”, de Mike Mills, teve sua première mundial hoje no Festival de Nova York.

O filme foi selecionado com o status de “Centerpiece”, destaque para um título que prima pela inovação e criatividade.
 
A trama é o  retrato de um grupo de determinadas pessoas em um determinado lugar (Santa Bárbara) e em um determinado momento do século 20 (1979).
 
Annette Bening, num de seus melhores desempenhos, é uma mãe solteira que vive com seu filho adolescente (o estreante Lucas Jade Zumann) em uma casa compartilhada por um carpinteiro itinerante (Billy Crudup) uma artista punk  (Greta Gerwig) e frequentada por uma amiga rebelde de seu filho (Elle Fanning). 
 
No release do festival, “20th Century Women” é descrito como um filme quente, engraçado e uma obra de arte.
 
Kent Jones, diretor do Festival e Coordenador do Comitê de Seleção diz que ficou muito surpreendido com o filme.
 
“20th Century Mulheres é realizado em um nível extraordinariamente incomum, com incrível atenção aos detalhes humanos e visuais, algo  que estava praticamente extinto”, destaca Jones que vivia em Nova York na época e comprova muito do que está no filme.
 
“Alguém como eu, que viveu em 1979 na classe média americana, pode testemunhar que a abordagem de Mike é notável. Eu me senti como se estivesse de volta àquele tempo, com todos os comportamentos, preocupações, aparência, enfim o mundo como ele era”, lembra o diretor do festival.
 
Mills diz que toda a equipe do filme está honrada de ser uma parte do NYFF. 
 
“É muito emocionante estrear meu filme na cidade onde eu descobri que queria ser um escritor e diretor e justamente  no  festival de cinema onde eu vi tantos filmes que me inspiraram e verdadeiramente me mostraram o caminho”, conta  o diretor enumerando fatos que vivenciou.
 
“A minha primeira escola de cinema foi uma combinação de vídeo Kim na Avenida A, o Teatro 80 St Marks e todas as inovações que vi no NYFF. Assim, começar este filme para o público neste evento é especialmente significativo para mim”, conclui Mills, autor do tocante  “Toda Forma de Amor” (2010), seu maior sucesso até agora e que deu o Oscar para Christopher Plummer  aos 82 anos, se tornando o ator mais idoso a receber esse prêmio.