Festivais - FESTIVAL DO RIO EXIBE FILME SOBRE LINKLATER
     
 

PUBLICADA EM 14.10.16

Myrna Silveira Brandão

Richard Linklater – Sonho é Destino, de Louis Black e Karen Bernstein, faz uma homenagem a um dos mais inovadores diretores americanos.

O documentário – destaque na 18ª edição do Festival do Rio – revela o caminho percorrido pelo diretor, desde suas raízes em sua pequena cidade do Texas à recepção calorosa no circuito de prêmios de festivais.
 
Muito antes do seu retumbante sucesso com “Boyhood”, Linklater já tinha um intenso desejo de realizar seu trabalho fora do sistema de Hollywood.
 
Ao invés de deixar o Texas ele optou por colaborar com artistas que querem realizar modestos filmes de baixo orçamento.
 
O filme destaca a incrível capacidade de Linklater para  mostrar personagens realistas e contar histórias honestas, como fica evidente desde os seus primeiros filmes até o reconhecimento do seu enorme talento.
 
Os diretores realizaram esclarecedoras entrevistas com o diretor americano, além de incluir depoimentos de atores fiéis, membros de sua equipe de longa data e profissionais do setor que fazem parte de sua trajetória ascendente consolidada na trilogia “Sunrise”.
 
Ao longo de sua carreira, Linklater tem trabalhado com um grupo de artistas e procurado melhorar a visibilidade do cinema independente.
 
O filme é um retrato reflexivo de um cineasta inovador e uma celebração do seu talento.