Festivais - SUNDANCE DÁ PARTIDA ÀS MOSTRAS COMPETITIVAS
     
 

PUBLICADA EM 20.01.17

Carlos Augusto Brandão

“I don’t feel at Home in this World Anymore”, abriu ontem a mostra competitiva americana de drama, da 33ª edição do Festival de Sundance.

O filme, estreia na direção do ator, roteirista e agora diretor Macon Blair, traz no elenco Melanie Lynskey, Elijah Wood, David Yow, Jane Levy e  Devon Graye. 
 
A história segue Ruth,  uma assistente de enfermagem que, ao retornar do trabalho, verifica que sua casa foi roubada e levaram seu laptop.
 
Sem muita  fé na polícia (e possivelmente na humanidade como um todo), Ruth  começa sua própria investigação, juntando forças com seu vizinho Tony. 
 
A busca do laptop acaba levando-os a uma gangue de criminosos degenerados e a um submundo perigoso e bizarro.
 
A estreia de Blair traz um estilo narrativo próprio, cheio de personalidade, inventividade visual, personagens idiossincráticos e reviravoltas imprevisíveis.
 
O tom sombrio, humor impassível e incursão cada vez mais sangrenta em um universo moral remetem aos Irmãos Coen, mas o mais cativante é a viagem profundamente inquietante que leva Ruth, através da vulnerabilidade humana e da violência crescente.
 
Na verdade, sua busca não é apenas para seu laptop, mas sim para encontrar uma forma de processar um mundo que já não faz muito  sentido para ela.
 
“I don’t feel at Home in this World Anymore”, é um dos concorrentes ao prêmio de melhor filme dramático, o mais importante do festival, que será conhecido no dia 29.