Festivais - FILME SOBRE ATIVISTA ABRE DOCUMENTÁRIO AMERICANO
     
 

PUBLICADA EM 20.01.17

Myrna Silveira Brandão

Whose Streets?, de Sabaah Folayan, abriu ontem mostra competitiva de documentários americanos no Festival de Sundance.

A diretora, que é baseada em Brooklyn, em Nova York,  é uma ativista que liderou a chamada  “The Millions March”, uma das maiores marchas de justiça racial na história da cidade.
 
O filme – que marca a estreia de Folayan na direção – é um olhar inflexível sobre como o assassinato de Mike Brown, de 18 anos de idade, inspirou uma comunidade inteira para lutar contra isso e desencadeou um movimento global.
 
Com depoimentos de ativistas e líderes que viveram este movimento pela justiça, o filme é um retrato inabalável no que ficou conhecido como o levante de Ferguson.  Quando o adolescente desarmado é morto pela polícia e deixado na rua por horas, há um ponto de ruptura para os moradores de St. Louis, Missouri.
 
O sofrimento, as tensões raciais de longa data reprimida e a raiva renovada unem os moradores em vigília para protestar contra a tragédia.
 
Pais, artistas e professores de todo o país se unem aos ativistas. À medida que a guarda nacional desce sobre Ferguson com armas miliares, estes jovens membros da comunidade tornam-se membros de uma nova resistência.
 
O filme de Sabaa é um poderoso grito de guerra de uma geração lutando, não apenas por seus direitos civis, mas pelo direito de viver.
 
“Whose Streets?” terá mais quatro  sessões no Sundance.