Festivais - UM MISTÉRIO NÃO RESOLVIDO
     
 

PUBLICADA EM 25.01.17

Carlos Augusto Brandão

Casting JonBenet, de Kitty Green, era um dos filmes mais esperados da 33ª edição do Festival de Sundance.

O filme estreou em horário nobre na Mostra Documentário Americano, no Temple, o cinema de Park City destinado ao gênero.
 
O assassinato até hoje não esclarecido de JonBenet Ramsey, de seis anos de idade, vinte anos depois ainda mexe com a mente  dos americanos que conviveram com o episódio ocorrido no Colorado onde ela vivia. E onde sua mãe frequentemente a inscrevia em concursos de beleza.
 
A rainha americana de beleza JonBenet Ramsey – como ela era conhecida – continua a ser um dos casos de assassinato infantil mais envolto em mistério do mundo.  Na época, durante 15 meses, as respostas, as reflexões e os depoimentos foram extraídos da comunidade da cidade natal de Ramsey em Colorado, criando uma verdadeira teia de memórias coletivas e das mitologias que o crime inspirou.
 
O filme de Green é um híbrido de não ficção e ficção que analisa o legado complicado desta pequena estrela.
 
A diretora utiliza  uma técnica fascinante da mesma forma que tinha explorado em seu curta-metragem anterior. Abandonando o estilo de documentário de investigação padrão, ao invés disso, ela examina o tribunal da opinião pública, incitando respostas e reflexões sobre o que ocorreu.
 
Sua abordagem única permite que todo o fato e ficção do caso de JonBenet seja compartilhado enquanto questiona habilmente a maneira como os indivíduos buscam suas próprias verdades subjetivas.
 
A diretora retorna ao Sundance onde em 2015 ganhou o Prêmio do Júri com o curta-metragem “The Face of Ikraine: Casting Oksana Baiul”.