Festivais - TALENT CAMPUS INCENTIVA A CORAGEM
     
 

PUBLICADA EM 23.11.16

Myrna Silveira Brandão

Berlinale Talents chega à 15ª edição com o tema: “Courage: Against All Odds”, em tradução literal “Coragem: contra todas as probabilidades”.

Com o foco em “Courage: Against All Odds”, a 15ª edição do Berlinale Talents assume o significado da bravura cotidiana e do destemor para os profissionais do cinema de hoje. 250 talentos excepcionais e mais de 100 especialistas e mentores internacionais serão convidados para o programa de seis dias – de 11 a 16 de fevereiro de 2017.
 
Talentos e especialistas irão explorar conjuntamente momentos de coragem no processo cinematográfico como fazer escolhas audaciosas com risco pessoal para superar fronteiras artísticas, políticas ou financeiras e aventurar-se em mundos narrativos desconhecidos.
 
“Cada vez que um cineasta age com coragem, seu passo é a verdadeira medida de um desafio. Para a edição de aniversário, a Berlinale Talents focalizará esses pontos cruciais enquanto celebra uma nova geração ocupada fazendo filmes com otimismo inabalável e contra todas as probabilidades”, explica o gerente do programa Florian Weghorn.
 
O talento visual da Berlinale Talents 2017 apresenta citações que soarão familiares a muitos cineastas do seu dia a dia.  Com uma pequena piscadela, a série de cartazes convida Talentos, convidados e berlinenses a encontrar coragem para interagir com as seguintes mensagens durante o festival:
 
Why don’t you get a real job?
There is no audience for this. 
No one will ever finance this movie.
 
 
Novas estruturas para maior interação
 
Com o nível de experiência e continuamente em ascensão, Talentos Berlinale, redesenhou partes integrantes do programa para reforçar os efeitos de rede.  Quatro grandes slots tradicionalmente reservados para máster classes foram substituídos por uma nova série de sessões interativas e encontros menores para aprofundar melhor o conhecimento dos talentos e aproveitar seus conhecimentos.
 
A Berlinale Talents está também intensificando seus laços com o Mercado Europeu de Filmes e com outras atividades do festival. O Talents Market Studio oferece aos profissionais emergentes de vendas e distribuição um melhor quadro para discutir estratégias de marketing não convencionais e coletivas e testá-las diretamente no Talents Market Hub do EFM.
 
O processo de seleção ainda está em curso e foram recebidas 2711 candidaturas de 127 países.
 
Assim, 2.711 profissionais de cinema emergentes e já estabelecidos de 127 países solicitaram a edição de 2017 e suas aplicações estão atualmente sob revisão por um comitê de seleção internacional.
 
Berlinale Talents selecionará 250 Talentos nas áreas de direção, produção, atuação, roteiro, cinematografia, edição design de produção, crítica cinematográfica, vendas mundiais, distribuição, design de som e composição de pontuação.