Festivais - BERLIM 2017 ANUNCIA PRIMEIROS FILMES DA BERLINALE CLASSICS
     
 

PUBLICADA EM 15.12.16

Myrna Silveira Brandão

O Festival de Berlim anunciou os primeiros filmes da Berlinale Classics de sua 67ª edição, que acontece de 09 a 19.02.

Além da produção alemã Schwarzer Kies (Black Gravel), dirigida por Helmut Käutner; Avanti Popolo, de Rafi Bukaee de Israel e o filme mexicano Canoa, de Felipe Cazals serão exibidos em versões restauradas digitalmente como parte da Berlinale Classics.
 
Desde 2013, esse segmento da Retrospectiva tem atraído público com suas versões recém-digitalizadas de filmes clássicos recentemente descobertos.
 
Canoa, do diretor mexicano Felipe Cazals – ganhou um Urso de Prata (Prêmio Especial do Júri) na Berlinale / 1976 – e agora foi restaurado digitalmente pela The Criterion Collection com a participação do Instituto Mexicano do Cinema (IMCINE), em homenagem ao seu 40º aniversário.
 
O filme é baseado em eventos reais que ocorreram em 1968 na remota vila de San Miguel Canoa.  Um grupo de jovens universitários de Puebla está preso em Canoa durante uma excursão de fim de semana.  Suspeitos de serem estudantes comunistas, os aldeões montam um ataque contra eles. 
 
A restauração digital foi aprovada pelo diretor Felipe Cazals.  A exibição de Canoa faz parte de um foco no cinema mexicano.  O México é o país parceiro do Mercado Europeu de Cinema de 2017 (EFM).
 
Avanti Popolo (1986), título de estreia do diretor Rafi Bukaee, uma tragicomédia sobre o absurdo da guerra, é um dos filmes de autor mais importantes do cinema israelense e foi selecionado para representar o país no Oscar em 1987.
 
O filme conta a história de dois soldados egípcios vagando através do deserto do Sinai após a Guerra dos Seis Dias.  Bukaee jogou com as imagens estereotipadas de israelenses e árabes e virou clichês convencionais de cabeça para baixo.  O diálogo do filme é, em grande parte, árabe. Foi a primeira vez na história do filme israelense que os protagonistas árabes foram retratados por atores árabes.
 
A restauração pela Cinematheque de Jerusalém – Filme de Israel – foi feita com base no negativo original de 16mm.
 
Schwarzer Kies (Cascalho Preto), realizado em 1961, foi dirigido no estilo americano do filme B.  Depois de sua estreia, a imprensa criticou o filme, que teve uma visão pessimista da sociedade na Alemanha do pós-guerra.
 
Uma cena do filme também expôs Käutner a acusações de antissemitismo.  Käutner reeditou o filme para o mercado alemão, dando-lhe um final um pouco menos sombrio.  A versão original, assim como a versão teatral, sobreviveu nos arquivos da Fundação Friedrich-Wilhelm-Murnau. 
 
A fundação agora se comprometeu a digitalizar a versão original para salvaguardá-lo para o futuro.
 
Rainter Rother, diretor da retrospectiva da Berlinale Classics e diretor artístico da Cinemateca Alemã, disse que o filme é um excelente exemplo de uma visão  unvarnished “desprovida de vaidades?” das profundezas da realidade do pós-guerra da Alemanha Ocidental.
 
“O uso da linguagem direta e de alto contraste de um filme B torna-se uma raridade que agora pode ser redescoberta”, afirmou Rother.
 
Foram confirmados os seguintes filmes:
 
Avanti Popolo, de Rafi Bukai – Israel – 1986
Estreia internacional da versão restaurada digitalmente
Em 2K DCP
 
Canoa, de Felipe Cazals – México – 1976
Estreia mundial da versão restaurada digitalmente
Em 2K DCP
 
Schwarzer Kies (Cascalho Preto), de Helmut Käutner – Alemanha Ocidental – 1961
Estreia mundial da versão digital
Em 4K DCP