Festivais - BERLINALE DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM EXPANDED
     
 

PUBLICADA EM 22.12.16

Carlos Augusto Brandão

O processo de seleção para o 12º Fórum Expanded está sendo finalizado.

O tema deste no é “Thee Stars Down to Earth” (As Estrelas para a Terra, em tradução literal).
 
A busca por formas que permitam que a arte lide com uma realidade cada vez mais intangível constitui uma semelhança entre as obras selecionadas.  Trazer o olhar de volta para a terra agora parece mais necessário do que nunca.  No entanto, como se pode usar o filme para conquistar algo real quando esse conceito é cada vez mais difícil de entender?
 
Os filmes e as instalações do programa abordam essa questão tentando olhar e escutar tanto quanto possível.  Na instalação de vídeo “Doze”, por exemplo, Jeamin Cha examina o processo pragmático subjacente às negociações salariais secretas anuais realizadas entre as associações de empregadores e empregados coreanos.  A instalação de vídeo de Sandra Schäfer, de Berlim,
“Construindo Futuros”: Haret Hreik investiga o urbanismo e a reconstrução em Beirute e as ideologias políticas e religiosas que eles contêm.
 
Em seu filme “Estudos sobre a Ecologia do Drama”, Eija-Liisa Ahtila explora maneiras de encontrar imagens de filmes que vão além do antropocentrismo cinetográfico, deslocando seu olhar das pessoas para seu ambiente.
 
O Karrabing Film Collective da Austrália, cujo trabalho Wutharr, Saltewater Dreams está sendo apresentado na exposição de grupo, mostra três diferentes variantes de uma mesma história, demonstrando como abordagens diferentes para um problema não só trazem soluções contraditórias, mas também mutuamente Complementares.
 
Joe Namy, por sua vez, elimina a representação pictórica quase que inteiramente. Sua instalação “Purple, Bodies in Translation – Parte II de “Uma Memória Amarela da Idade Amarela” mostra apenas uma superfície de cor roxa, enquanto a trilha sonora explora a questão de quais detalhes são perdidos na tradução e quais elementos e contradições adicionais são criados pelas diferenças entre legendas e imagem.
 
A lista completa dos artistas participantes será anunciada em meados de janeiro.