Festivais - BERLINALE ABRIRÁ COM BIOGRAFIA DO GUITARRISTA DJANGO
     
 

PUBLICADA EM 04.01.17

Carlos Augusto Brandão

“Django”, de Etienne Comar, terá sua estreia mundial em 09 como o filme de abertura da 67a edição do Festival de Berlim.

Além de abrir o festival, “Django”  participará da competição oficial da Berlinale. 
 
O filme francês gira em torno de Django Reinhardt, o famoso guitarrista e compositor, e sua estada na Paris ocupada pelos alemães em 1943.
 
Em poucos segundos, este magnífico guitarrista foi capaz de alcançar o coração das pessoas com seu instrumento. No entanto, sua família foi assediada e perseguida pelos nazistas.
 
Ao fazer o anúncio, Dieter Kosslick, diretor da Berlinale, disse que Django Reinhardt foi um dos mais brilhantes pioneiros do jazz europeu e pai de Gypsy Swing. 
 
“Django  retrata um capítulo na vida agitada do músico e é um conto pungente de sobrevivência.  O perigo constante, o voo e as atrocidades cometidas contra sua família, não conseguiram fazê-lo parar”, declarou Kosslick.  
 
Comar já tem um nome de peso no cinema como roteirista e produtor – “De Deuses e Homens”, “Haute Cuisine”, “Meu Rei” – e coprodutor de “As Mulheres no 6º andar” e “Timbuktu”.
 
Primeiro trabalho de Comar como diretor, “Django” traz no elenco ator Reda Kateb (Far from Men) no papel título.  Ao lado dele estão Cécile de France (O garoto com uma bicicleta), assim como Alex Brendemühl e Ulrich Brandhoff.
 
O roteiro foi  escrito por Etienne Comar e Alexis Salatko.  A música de Django Reinhardt  foi regravada para o filme pela famosa banda de jazz holandesa Rosenberg Trio.