Festivais - CORAGEM É O TEMA DA BERLINALE TALENTS 2017
     
 

PUBLICADA EM 26.01.17

Myrna Silveira Brandão

O Festival de Berlim divulgou o lema de seu tradicional programa Berlinale Talents que está completando 15 anos.

Nesta edição, a Berlinale Talents  promoverá “encontros corajosos” com Agnieszka Holland, Ana Lily Amirpour, Andrés Veiel, Christo, David OReilly, Gob Squad, Isabel Coixet, João Moreira Salles, Paul Verhoeven, Raoul Peck e outros especialistas.
 
Em seu 15º aniversário, a Berlinale Talents oferece um programa diversificado de eventos, e prova que ainda é jovem o suficiente para continuar se reinventando.
 
“O lema deste ano, ‘Coragem: Contra Todas as Coisas’, não podia ser mais oportuno.  Enquanto a segregação está em ascensão em outros lugares, estamos em solidariedade com aqueles que acreditam no respeito e na diversidade da cultura.  Todos os anos, nosso público, convidados e Talentos demonstram com sua coragem e amor ao cinema que juntos somos mais fortes e criativos”, comenta Florian Weghorn, gerente do programa.
 
A Berlinale Talents apresenta cinco exibições públicas de filmes de ex-alunos do programa do festival da Berlinale deste ano.  Ao todo, a Berlinale Talents apresentará  resultados impressionantes no seu desenvolvimento de talentos: 93 filmes, feitos com a contribuição de 131 alunos, serão exibidos na Berlinale este ano.
 
Explorando os riscos e as estratégias da profissão, os convidados da Berlinale Talents levam o público a uma viagem através de momentos pessoais, criativos e cinematográficos de coragem. No painel de abertura, o presidente do Júri Internacional Paul Verhoeven retorna à Berlinale Talents para discutir seu mais recente filme “Elle”.
 
E traçando o impacto de revoluções passadas e revolucionárias hoje, os documentários Andress Veiel e João Moreira Salles mergulham em material de arquivo de seus respectivos filmes.
 
Participantes de mais de 70 países fazem do intercâmbio cultural um elemento importante dos talentos da Berlinale.  O painel “Doc Different: Co-Produzir Cultura” reúne blogueiros, curadores e cineastas para discutir como as novas tecnologias nos permitem repensar a produção conjunta de documentários como um processo contínuo de troca democrática.
 
Juntos nós somos fortes, coletivos e bravos
 
Mais do que nunca, o programa público da Berlinale Talents permite ao público experimentar novas formas coletivas de colaboração.  O designer de produção Alex McDowell (Minority Report, Fight Clube) e uma equipe de especialistas interdisciplinares envolvem o público em uma sessão de construção de mundo no palco para visualizar o futuro das cidades presas entre a sobrevivência e o espetáculo.