Festivais - SUNDANCE INICIA MOSTRA INTERNACIONAL
     
 

Publicado em 18.01.14

Myrna Silveira Brandão

Lilting, de Hong Khaou, abriu a mostra competitiva Cinema Mundial

O filme, que tem première mundial no festival,  é uma produção do Reino Unido falada em inglês e mandarim
 
A história segue Junn, uma chinesa-cambojana, arrasada pela morte súbita de seu filho Kai e  que, passa a sofrer mais ainda quando surge Richard, um estranho que não fala sua língua.
 
Sentindo um forte senso de responsabilidade para com o único membro da família de Kai, Richard que namorava o jovem, procura Junn que está passando um tempo num asilo. Apesar de Junn falar pouco inglês, sua aversão por Richard é clara, e ela tem uma forte resistência para encontrá-lo.
 
Lilting é um filme tocante e intimista sobre a procura dos personagens por  coisas que os una.
 
O longa-metragem  de estreia do roteirista e diretor Khaou oscila entre o real e o imaginário para expressar a dor silenciosa da perda que ambos os personagens experimentam.
 
Sensível e discreto, Lilting traz delicados desempenhos de Ben Whishaw e da lendária atriz chinesa Pei-Pei Cheng, que sustentam um sentido palpável de desconforto quando um está na presença do outro na tela.
 
O elenco conta ainda com Andrew Leung, Peter Bowles, Naomi Christie e Morven Christie.
 
Lilting é uma meditação sensível sobre o caminho percorrido até o estabelecimento de uma conexão entre duas almas humanas e como, o que as separa, pode também juntá-las.