Festivais - NOVO FILME DE BAUMBACH É RECEBIDO COM APLAUSOS EM CANNES
     
 

PUBLICADA EM 22.05.17

Carlos Augusto Brandão

“The Meyerowitz Stories”, de Noah Baumbach teve uma ótima receptividade ontem na 70ª edição do Festival de Cannes, onde concorre à Palma de Ouro.

O filme do diretor americano foi muito aplaudido, mas sua produtora, a Netflix foi novamente vaiada. “The Meyerowitz Stories”, junto com “Okja”,  é um dos dois títulos em competição em Cannes que, por decisão da empresa americana, serão lançados diretamente em sua plataforma e não serão mostrados nas salas de cinema.
 
O novo filme de Baumbach é uma comédia com o tema predileto do diretor: as relações disfuncionais, personagens excêntricos, às vezes no limite do absurdo.
 
A história segue Harold Meyerowitz  (Dustin Hoffman), patriarca de uma família fragmentada em quatro casamentos e três filhos: Matthew (Ben Stiller), executivo bem-sucedido, Danny (Adam Sandler), que trocou o talento musical por uma vida sem perspectivas profissionais e Jean (Elizabeth Marvel).   Harold é um escultor que teve muito sucesso no passado,  mas ainda não seu deu conta que está no ostracismo. 
 
As veteranas Candice Bergen e Emma Thompson estão no elenco em papéis de apoio, interpretando respectivamente a segunda e atual mulher de Harold.
 
Baumbach não escapou da pergunta que não quer calar – o que acha da controvérsia entre a Netflix e os cinemas tradicionais?
 
“O filme foi feito com a expectativa de ser exibido em tela grande, o que ainda considero uma experiência única, que não vai acabar. O fiz de forma independente, em película, assim como tenho feito todos os meus trabalhos” contou Baumbach acrescentando que a Netflix adquiriu os direitos sobre ele na fase de pós-produção.
 
“Só posso agradecer pelo apoio que deram ao filme”, saiu pela tangente o diretor do ótimo “A Lula e a Baleia” (2005).