Festivais - THE GREEN PRINCE RESSALTA O PODER DA AMIZADE
     
 

PUBLICADO EM 18.01.14

Carlos Augusto Brandão

Sundance dá início à Mostra Documentário Mundial

The Green Prince, de Nadav Schirman  (Alemanha / Israel / UK), deu início ontem à Mostra Documentário Mundial, numa lotada sessão de gala na 30ª edição do Festival de Sundance. 
 
O filme traz uma história tão extraordinária que somos tentados a pensar que se trata de uma ficção, se é que alguém conseguiria inventá-la.
 
Mosab Hassan Yousef, um palestino de Ramallah, cresce odiando e pronto para lutar contra Israel.  Com a idade de 17 anos, é detido por contrabandear armas, interrogado por Shin Bet, do serviço de segurança de Israel e mandado para a prisão.
 
Chocado com as táticas impiedosas do Hamas na prisão e ainda com a escalada da campanha da organização em favor de homens bombas suicidas, Mosab concorda em se transformar em espião para Israel. O que, para ele, não traz nenhuma vergonha.
 
Baseado nas memórias Son of Hamas, escritas por  Yousef, The Green Prince é sobre a vida de dois homens, cuja história insiste que eles devam ser adversários. Assim, parece mesmo absurdo que eles tenham chegado ao ponto de ter confiança e amizade um pelo outro.   
 
Costurando uma rede de intrigas, terror e traição, Schirman constrói uma tensão crescente através de todo o filme numa viagem surpreendentemente emocional.
 
Em última análise, The Green Prince é menos um filme  sobre luta política do que uma tomada de consciência pessoal sobre responsabilidade e dever moral.