Festivais - UMA REALIDADE BRUTAL
     
 

PUBLICADA EM 23.05.17

Myrna Silveira Brandão

“The Killing of a Sacred Deer” (A Execução do Cordeiro Sagrado, em tradução literal), de Yorgos Lanthimos, foi mostrado ontem na 70a edição do Festival de Cannes.

O filme do diretor grego, que concorre à Palma de Ouro, segue um cirurgião-cardíaco  (Colin Farrell) e um adolescente (Barry Keoghan), filho de um paciente que morreu sob seus cuidados.  Aparentemente amistoso, o relacionamento entre os dois muda quando o filho do médico cai gravemente doente e o adolescente ameaça: “você tirou uma vida da minha família, eu vou tirar uma da sua”. 
 
A partir daí, as lentes anamórficas e a trilha sonora eletroacústica compõem um aterrador cenário claustrofóbico em torno da família do cirurgião composta por dois filhos e sua mulher, que é interpretada pela atriz americana Nicole Kidman.
 
Lanthimos diz que o filme é violento por acumulação de elementos, não em suas partes menores.
 
“Eu disse aos meus atores que o projeto era uma comédia e acredito nisso. Nunca tratei de temas pesados com seriedade”, explica o diretor que retorna a Cannes, onde ganhou em 2015 o Grande Prêmio do Júri com “O Lagosta”,  retratando um futuro surreal onde os seres humanos são transformados em animais. 
Ctrl/Cmd/V