Festivais - TOM TYKWER SERÁ PRESIDENTE DO JÚRI DA BERLINALE 2018
     
 

PUBLICADA EM 02.11.17

Carlos Augusto Brandão

O diretor, roteirista, compositor e produtor Tom Tykwer será o presidente do júri da 68ª edição do Festival de Berlim (15 a 25.02.2018).

“Tom Tykwer estabeleceu-se no cenário internacional como um grande cineasta. Seu extraordinário talento e marca inovadora já foram mostrados em vários gêneros cinematográficos. Nós ganhamos um excelente presidente do júri este ano”, disse Dieter Kosslick, diretor do festival.
 
“A Berlinale sempre foi o meu festival de cinema e tem me apoiado desde que comecei a trabalhar como cineasta.  Temos uma história fantástica e ampla”, devolveu o diretor alemão.
 
Tykwer não é um novato no festival.  Desde 1992 ele já apresentou seis de seus filmes na Berlinale. O primeiro foi seu curta-metragem "Epilog"  na mostra Panorama naquele ano. Por duas vezes, o festival abriu com um filme de Tykwer: "Heaven" (2002) e "Trama Internacional"  (2009).  Também esteve presente em 2004 com "True".
 
Em 1998 dirigiu  “Corra, Lola, Corra”, que o projetou internacionalmente. É também autor de “Perfume – A História de um Assassino” (2006) e “A Viagem” (2012).
 
Desde o início da carreira, Tykwer  sempre compôs músicas para seus próprios filmes e recentemente colaborou com Johnny Klimek. Recebeu numerosos prêmios pela trilha sonora de “A Viagem”, bem como uma indicação ao Globo de Ouro para melhor compositor.