Festivais - KRISTEN STEWART PROTAGONIZA FILME NO SUNDANCE
     
 

PUBLICADA EM 18.01.14

Myrna Silveira Brandão

Camp X-Ray é um dos destaques da mostra dramática americana

O destaque ontem na 30ª edição  Festival de Sundance foi  Camp X-Ray, de Peter Sattler, que concorre na mostra dramática americana.
 
O filme é a história de  Cole (Kristen Stewart), uma jovem que entra na carreira militar, na busca de ser parte de alguma coisa maior do que seria na pequena cidade onde nasceu.
 
Mas ela acaba como guarda na prisão de Guantánamo, onde precisa desempenhar uma missão difícil. Cercada por companheiros agressivos, ela começa uma improvável amizade com um dos detidos.
 
O filme mostra a luta de duas pessoas em lado opostos da guerra, procurando encontrar um caminho possível na Baia de Guantánamo.  Nesse processo, formam um elo incomum e suas vidas nunca mais serão as mesmas.
 
Stewart  está de volta ao Sundance, onde em 2010 fez muito sucesso com The Runaways – Garotas do Rock.
 
Em Camp X-Ray, a atriz também tem uma excelente atuação, mostrando que não é apenas uma estrela glamorosa e que tem talento para viver papéis sérios e dramáticos como neste filme que exige uma interpretação cheia de nuances e internalizações.
 
Payman Maadi, por sua vez, não fica atrás e tem um desempenho poderoso vivendo um homem preso num limbo, buscando a racionalidade.
 
Tendo os aspectos políticos apenas como pano de fundo, o diretor mergulha na humanidade daquela prisão infame, apresentando uma  perspectiva nova para o discurso da guerra ao terrorismo e alcançando  uma das grandes virtudes do filme que é a empatia com a audiência. 
 
Sattler está estreando em longa-metragem. Até então, ele concentrava sua carreira nos departamentos de arte responsáveis por desenhos gráficos dos filmes e havia dirigido apenas um curta-metragem: Newton em 2001.
 
O filme tem mais cinco sessões programadas, uma delas em Salt Lake City, capital do estado de Utah.