Festivais - DE VOLTA À BERLINALE
     
 

PUBLICADA EM 18.12.17

Myrna Silveira Brandão

O documentário alemão “Zentralflughafen THF” (Aeroporto Central THF), do diretor brasileiro-argelino Karim Aïnouz foi selecionado para a Panorama da 68ª edição do Festival de Berlim.

No interior desse Aeroporto Central –  uma das mais célebres construções nazistas – encontram-se cerca da 3.000 pessoas à espera de asilo na Alemanha, oriundos da crescente onda migratória que assolou o mundo.
 
O diretor acompanha a vida dentro dos hangares e no parque do aeroporto seguindo o jovem sírio Ibrahim Al-Hussein, de 18 anos. O garoto morou no local durante um ano, até saber se seria beneficiado com a permissão de residência no país ou se seria deportado.
 
Através do olhar de Ibrahim e suas descobertas, o filme remete Berlim de volta a uma surpreendente tensão entre crise e utopia, entre a necessidade de partir e o desejo de ficar.
 
Essa circularidade temporal está presente não apenas na narrativa, mas no contexto histórico do próprio edifício: menina dos olhos de Adolf Hitler, que queria transformá-lo no “aeroporto mais bonito do mundo”, Tempelhof funcionou como abrigo para a população alemã durante a Segunda Guerra Mundial e serviu de base para os aliados norte-americanos durante a Guerra Fria.  Hoje, é o maior parque público de Berlim.
 
Esta é a segunda vez que Aïnouz tem um filme selecionado para a Berlinale.  Em 2014, o cineasta esteve presente com duas obras – Praia do Futuro, único representante brasileiro na mostra competitiva daquele ano, e o documentário Catedrais da Cultura, filmado em 3D, que reunia seis diretores, incluindo o autor e produtor do projeto, o alemão Wim Wenders.