Festivais - FESTIVAL ANUNCIA FILMES DA BERLINALE CLASSICS
     
 

PUBLICADA EM 16.01.18

Myrna Silveira Brandão

A tradicional Mostra Berlinale Classics apresentará um total de sete filmes em versões restauradas digitalmente.

O clássico premiado de Wim Wenders – Asas do Desejo (1987) – retorna às telas em nova versão DCP 4K digitalmente restaurada.  A história segue dois anjos guardiões que vigiam Berlim, até que um deles se apaixona por uma mulher mortal.  Ele Escolhe tornar-se humano, desistindo de sua imortalidade e um mundo completamente novo lhe é revelado.
 
A produção foi filmada em preto e branco e em cor.  Na época, isso exigiu várias etapas adicionais no laboratório para produzir um negativo de cor final.  Esta versão, restaurada pela Wim Wenders Foundation, baseia-se nos negativos originais.
 
My 20th Century, de Ildikó Enyedi – premiada com o Urso de Ouro em Berlim/2017 – é um conto de fadas poético e complexo e uma homenagem aos filmes mudos. Filmado em preto e branco, segue a vida bastante diferente de gêmeos idênticos na Europa no início do século XX.  Usando o negativo da câmera original e a faixa sonora magnética, o filme foi restaurado digitalmente em 4K pelo Fundo Nacional de Cinema Húngaro. O diretor de fotografia, Tibor Máthé supervisionou a classificação digital.
 
O suspense de Sidney Lumet “Fail Safe” – EUA, 1964 é uma crítica impressionante à doutrina militar da Guerra Fria. Quando um bombardeio dos EUA ameaça destruir Moscou, o presidente chama o primeiro-ministro soviético no telefone vermelho para tentar impedir uma greve nuclear de retaliação.  O filme foi restaurado em 4K com o patrocínio da Sony Pictures Entertainment e sob a coordenação do seu chefe de restauração, Grover Crisp.  O negativo da câmera incompleta foi complementado com o uso de um negativo duplicado.  Harmonizar os vários materiais de origem diferentes apresentou um desafio especial para a equipe de restauração.
 
 
The Cranes Are Flying – URSS 1957), de Mikhail Kalatozov foi o primeiro sucesso internacional do cinema soviético após a Segunda Guerra Mundial.  Realizado durante o perpiodo de liberalização que se seguiu à morte de Joseph Stalin, as expressivas imagens do filme em preto e branco contam a trágica história de dois amantes após a invasão da União Soviética pela Alemanha. O filme trouxe fama internacional para Kalatozov e sua atriz principal, Tatiana Samoilova.  O filme foi restaurado pela Mosfilm sob a liderança da diretora geral Karen Shakhnazarov.  A restauração digital 2K, com base no negativo original, foi supervisionada pelo chefe de restauração Igor Bogdasarov.
 
Life according to Agfa, Israel 1992 – recebeu grandes elogios do Júri Internacional da Berlinale pela coragem e honestidade do filme.  A história gira em torno de um bar de Telaviv, onde boêmios, empresários, viciados, turistas, proxenetas e soldados se encontram. Os eventos de uma única noite, capturados em fotos em preto e branco são um microcosmo de uma sociedade que se considera liberal e tolerante, mas que em ações aparentemente triviais podem se tornar explosivas.  A restauração de 4K foi realizada em Jerusalém – Israel, onde o negativo foi escaneado. Com apoio de Israel Film Fund, teve a supervisão do cineasta Yoav Kosh.
 
Com “Tokyo Twilight”, Japão 1957), a Berlinale Classics proporcionará uma rara oportunidade de ver um trabalho amplamente desconhecido e raramente mostrado de Yasujiro Ozu. Na Tóquio invernal, o silêncio de uma família leva à sua ruptura.  É considerado o filme mais sombrio de Ozu e foi restaurado digitalmente em 4K com base no negativo duplicado de 35mm fornecido pela empresa de produção japonesa Shochiku. A correção das cores foi realizada pelo ex operador Takashi Kawamata e pelo  cinegrafista Masashi Chikamori.
 
A Berlinale Classics abrirá em 16 de fevereiro, no Friedrichstadt-Palast com The Ancient Law, de E.A. Dupont, com a estreia do filme após ter sido restaurado digitalmente. O compositor francês Philippe Schoeller criou uma nova música para esta versão, que será apresentada pela Orquestra Jakobsplatz München com regência de Daniel Grossmann.
 
Veja o programa completo:
 
The Ancient Law, de Ewald André Dupont – Alemanha – 1923 – première mundial da versão restaurada digitalmente em 2K  DCP
My 20th Century, de Ildikó Enyedi – Hungria / Alemanha – 1989 – première mundial da versão restaurada digitalmente em 4 K DCP
Fail Safe, de Sidney Lumet – EUA – 1964 – première mundial em versão restaurada digitalmente em 4K DCP
Life According to Agfa, de Assi Dayan – Israel – 1992 – première mundial da versão restaurada digitalmente em 4K DCP
Wings of Desire, de Wim Wenders – Alemanha / França – 1987 – première mundial da versão restaurada digitalmente em 4K DCP
The Cranes are Flying, de Mikhail Kalatozov – URSS – 1957 – première mundial da versão restaurada digitalmente em 2K DCP
Tokyo Twilight, de Yasujiro Ozu – Japão – première mundial da versão restaurada digitalmente em 4K DCP – apresentação de Wim Wenders