Festivais - FÓRUM TERÁ POR TEMA “NO REINO DA PERFEIÇÃO”
     
 

PUBLICADA EM 18.01.18

Myrna Silveira Brandão

O Festival de Berlim divulgou os novos títulos que integram a mostra Fórum de sua 68ª edição.

Com o tema “No Reino da Perfeição e Outros”, a Fórum está sendo realizada no festival pela 48ª vez. 
 
O programa principal é composto por 44 filmes, 35 dos quais em estreia mundial e que já aponta alguns destaques:  
 
Após sua estreia 21 anos atrás com “The Day a Pig Fell into the Well”, o diretor coreano Hong Sangsoo apresentará “Grass”, outra história alegremente melancólica sobre os convidados em um pequeno café, cujo dono ama a música clássica.
 
O diretor ucraniano Sergei Loznitsa, por sua vez,  apresenta um filme na Berlinale pela primeira vez. Em “Dia da Vitória”, ele observa as grandes multidões que se reúnem todos os anos no Memorial da Guerra Soviética em Berlim-Treptow, no dia 9 de maio e registra a agitação com diferentes comportamentos: orgulho, contemplação, patriotismo, curiosidade e desejo de reconhecimento.
 
Outra atração, Infinite Football, traz o olhar peculiar do mundo do esporte no filme de Corneliu Porumboiu, seguindo as tentativas de um oficial local de legar ao mundo uma versão melhorada do jogo de futebol.  Mas nem tudo gira em torno do futebol.
 
Veja a relação completa  dos títulos selecionados:
 
14 Apples, de Midi Z – Taiwan / Myanmar
Afrique, la pensée em mouvement Part I, de Jean-Pierre Bekolo – Senegal
Aggregat, de Marie Wilke – Alemanha
Amiko, de Yoko Yamanaka – Japão
Apatride, de Narjiss Nejjar – Marrocos
Departure, de Ludwig Wüst – Áustria
La cama, de Mónica Lairana – Argentina / Alemanha / Holanda / Brasil – première mundial
La Casa Lobo, de Joaquin Cociña, Cristóbal León – Chile
Casanova Gene, de Luise Donschen – Alemanha
Classical Period, de Ted Fendt – EUA
Con el viento, de Meritxell Colell Aparicio – Espanha / França / Argentina
Los débiles, de Raúl Rico, Eduardo Giralt Brun – México
Victory Dau, de Sergei Loznitsa – Alemanha
Die Tomorrow, de Nawapol Thamrongrattanarit – Tailândia
Djamilia, de Aminatou Echard – França
The Tree, de André Gil Mata – Portugal / Bosnia e Herzegovina
L’empire de la perfection, de Julien Farau – França
An Elephant Sitting Still, de Hu Bo – República Popular da China
Infinite Football, de Corneliu Porumboiu – Romênia
Grass, de Hong Sangsoo – República da Coréia
The Green Fog, de Guy Maddin, Evan Johnson, Galen Johnson – EUA / Canadá
      +Accidence, de Guy Maddin, Evan Johnson, Galen Johnson – Canadá  
Interchange, de Brian M. Cassidy, Melanie Shatzky – Canadá
Jahilya, de Hicham Lasri – Marroscos
The Chaotic Life of Nada Kadic, de Marta Hernaiz – México / Bosnia e Herzegovina
Last Child, de Shin Dong-seok – República da Coréia
Madeline’s Madeline, de Josephine Decker – EUA
Maki’la, de Machérie Ekwa Bahango – República Democrática do Congo / França
Mariphasa, de Sandro Aguillar – Portugal
Inland Sea, de Kazuhiro Soda – Japão / EUA
Notes On an Appearance, de Ricky D’Ambrose – EUA
Old Love, de Park Kiyong – República da Coréia
Our House, de Yui Kiyohara – Japão
Our Madness, de João Viana – Moçambique / Guiné-Bissau / Qatar / Portugal / França
Premières armes, de Jean-François Caissy – Canadá
Premières Solitudes, de Claire Simon – França
SPK Complex, de Gerd Kroske – Alemanha
The Son, de Alexander Abaturov – França / Federação Russa
Teatro de guerra, de Lola Arias – Argentina / Espanha
The Pillar of Salt, de Burak Cevik – Turquia
One or Two Questions, de Kristina Konrad – Alemanha / Uruguai
The Waldheim Waltz, de Ruth Beckermann – Áustria
Tower. A Bright Day, de Jagoda Szelc – Polônia
Wild Relatives, de Jumana Manna – Alemanha / Líbano / Noruega
Yours in Sisterhood, de Irene Lusztig – EUA