Festivais - KARIM AÏNOUZ GANHA PRÊMIO DA ANISTIA INTERNACIONAL EM BERLIM
     
 

PUBLICADA EM 24.02.18

Myrna Silveira Brandão

“Aeroporto Central”, do diretor brasileiro-argelino foi o vencedor do Amnesty International Film Prize;

O Prêmio é  concedido ao autor do filme que melhor aborde questões de direitos humanos entre todos os apresentados nas mostras Competição, Panorama, Fórum e Generation do Festival de Berlim. 
 
O júri escolheu o documentário para receber o troféu e um prêmio no valor de 5.000 euros.
 
O filme acompanha a vida dentro dos hangares e no parque do aeroporto seguindo o jovem sírio Ibrahim Al-Hussein, de 19 anos. O garoto morou no local durante um ano, até saber se seria beneficiado com a permissão de residência no país ou se seria deportado.
 
O Prêmio coroa a excelente recepção que o documentário teve em Berlim com muitos aplausos e críticas elogiosas.
 
Para a Variety, uma das importantes publicações de cinema no mundo, “Karim consegue o equilíbrio perfeito entre pessoas e o local escolhido como o cenário em Aeroporto Central, um documentário de observação raro que reconhece a beleza das formas espaciais sem esquecer os indivíduos que habitam esses vazios”.
 
Ao receber o prêmio na manhã deste sábado  (24.02) Karim iniciou sua fala lembrando que é brasileiro e agradeceu à Berlinale e ao Júri da Anistia a concessão do prêmio.
 
“É importante para o Brasil, mas o prêmio para Aeroporto Central é importante também para o homem árabe que tende a ser mostrado nas telas sempre associado ao terror”, ressaltou.