Festivais - NOVO FILME DE MCDONAGH ESTREIA NO SUNDANCE
     
 

PUBLICADA EM 20.01.14

Carlos Augusto Brandão

Diretor retorna ao Festival com filme sobre a fé

John Michael McDonagh teve uma ótima receptividade quando lançou O Guarda no Festival de Sundance em 2011.
 
Ele agora está de volta ao festival com Calvary, uma comédia dramática sobre um pastor atormentado por uma comunidade que o despreza. Ao mesmo tempo,  o filme oferece uma reflexão filosófica sobre a fé, inspirada na história bíblica dos ladrões do Calvário.
 
O filme, selecionado para a Mostra Premiere, é uma produção da Irlanda / UK,  que segue o bom pastor Father James, em busca da integridade espiritual.
 
A história tem início quando um homem diz a James, no confessionário, que irá matá-lo e a razão é porque ele não fez nada de errado.
 
O pastor continua seu trabalho  doutrinando as almas perdidas e visitando suspeitos. Sua preparação para a morte, no entanto, vai ficar mais complicada pela chegada de sua filha à cidade.
 
Brendan Gleeson tem um brilhante desempenho vivendo o fascinante personagem, expressando sua luta para se reconciliar com a vontade de Deus e a possibilidade do perdão.
 
Além dele, o ótimo elenco conta com  Chris O’Dowd, Kelly Reilly, Aidan Gillen, Dylan Moran e Marie-Josée Croze.
 
Equivocada moralmente, a população da cidade  reflete uma sociedade sem alma e sem fé. Para James, que “carrega” o peso do mundo, seria fácil desistir na medida em que as forças do mal se intensificam, mas não é o que acontece.
 
Além de debater o mistério da fé, o filme expressa as preocupações contemporâneas do catolicismo (desde o abuso sexual até a influência maléfica).
 
McDonagh teve uma juventude tumultuada. Uma vez foi  preso por matar acidentalmente um cisne. Após sua liberdade, trabalhou numa loja de doces, o que certamente deve ter contribuído para que ele tivesse um grande aumento de peso. Logo após, realizou O Guarda, seu primeiro longa-metragem, que também teve première no festival independente.