Festivais - ANNE HATHAWAY RECEBE APLAUSOS ENTUSIASMADOS EM SUNDANCE
     
 

PUBLICADA EM 22.01.14

Carlos Augusto Brandão

Dirigido por Kate Barker-Froyland, filme concorre na competitiva dramática americana

O destaque ontem da mostra competitiva americana da 30ª edição do  Festival de Sundance foi Song One, dirigido por Kate Barker-Froyland.  Mostrado numa sessão lotada no Eccles – maior cinema de Park City – foi muito aplaudido ao final da projeção.
 
Anne Hathaway, uma das principais atrações da noite, interpreta Franny, que já há algum tempo, está em Marrocos pesquisando tribos beduínas para seu Doutorado em Antropologia. A última vez que ela falou com seu irmão Henry, eles brigaram fortemente por causa da decisão dele de desistir da universidade e virar músico.
 
Quando um terrível acidente coloca Henry em coma, Franny corre para casa em Nova York.  Desesperadamente em busca de dicas para sua recuperação, ela penetra no cenário musical de Brooklyn onde ele morava, comparecendo a um concerto do cantor / compositor James Forester (Johnny Flynn), que Henry considerava uma espécie de herói.
 
Em um dia em que  James inesperadamente visita Henry em seu quarto de hospital, uma centelha surge entre Franny e esse estranho reticente. A partir daí, nas vibrantes casas de café e clubes que eles passam a frequentar, amor e dor vão se misturar. 
 
Franny descobre um novo apreço por sua família e a possibilidade de realmente se conectar com pessoas, ao invés de levar uma vida somente como observadora, como fazia até então.
 
A química silenciosa entre Hathaway e Flynn é perfeitamente percebida, na medida em que eles vivem momentos difíceis e procuram outras formas de transcendência. Também estão muito bem no elenco Mary Steenburgen e  Ben Rosenfield.
Em Song One, trovadores do metrô, rascunhos de canções no gramofone, ensaios de guitarra durante a noite e serenatas carinhosas no hospital criam uma paisagem musical orgânica, que movimenta o caminho dos personagens.