Festivais - JÚRI OFICIAL DA BERLINALE SERÁ PRESIDIDO POR JULIETTE BINOCHE
     
 

Publicado em 11.12.2018

Myrna Silveira Brandão

A atriz francesa e vencedora do Oscar, Juliette Binoche presidirá o júri internacional da 69ª edição do Festival de Berlim (07 a 17.02).

A organização do evento lembrou que Binoche foi a primeira atriz europeia  a receber honras nos festivais de Berlim, Veneza e Cannes.
 
Após estrear em 1983 em Liberty Belle, de Pascal Kané, ela foi descoberta como um promissor talento em Eu vos Saúdo Maria,  de Jean-Luc Godard em 1985.
 
Seu primeiro papel de destaque foi em Rendez-vous (1985), de André Techiné.  Mas sua grande projeção internacional foi em 1988 em A Insustentável Leveza do Ser, de Philip Kaufman, uma adaptação para as telas do romance homônimo.
 
Em 1997, Binoche  ganhou um Urso de Prata por seu papel como a enfermeira franco-canadense Hana em O Paciente Inglês, de Anthony Minghella.
 
Outros destaques em sua multifacetada carreira incluem Chocolate (2000) de Lasse Hallström;  Em Minha Terra, de John Boorman, que também competiu em Berlim em 2004; Copia Fiel, de Abbas Kiarostami (2010) que lhe deu o prêmio de melhor atriz em Cannes; e Camille Claudel, de Bruno Dumont, que marcou sua volta ao festival em 2013.
 
Sua aparição mais recente na Berlinale foi  em 2015 em Ninguém Deseja a Noite, de Isabem Coixet, que foi o filme de abertura naquele ano.
 
Ao fazer o anúncio, Dieter Kosslick, diretor do Festival manifestou sua satisfação em ter Binoche no júri.
 
“O festival compartilha uma forte conexão com ela e eu estou muito feliz que Juliette possa retornar a Berlim nessa posição de destaque”, ressaltou.
 
Com uma mensagem de gratidão,  a atriz devolveu:
 
“Obrigada por me proporcionar esta tremenda honra em  sua última edição na Berlinale querido Dieter.  Isso significa o mundo para mim e estou muito ansiosa por este encontro especial com todo o júri.  Vou abraçar minha tarefa com alegria e carinho”, afirmou.