Festivais - HOOP DREAMS É RELANÇADO NO SUNDANCE
     
 

PUBLICADA EM 25.01.14

Myrna Silveira Brandão

Premiado documentário de Steve James foi recentemente restaurado

Basquete Blues, título no Brasil,  de Steve James (1994), considerado por muitos críticos, um dos melhores documentários de todos os tempos,  foi o destaque da  Mostra “From the Collection”, da 30ª edição do Sundance.
 
Recentemente restaurado, o documentário volta às telas de Park City,  vinte anos depois de ter sido lançado como première no Sundance 1994, quando ganhou o Prêmio de Audiência.
 
Com três horas de duração, o filme segue dois adolescentes que ganham bolsas de estudo e passam a sonha com o estrelado na NBA. Com ação emocionante na quadra e o drama na vida real, é um filme comovente e inesquecível.
 
A restauração resultou  de um esforço do Instituto Sundance, da UCLA & Film & Television Archive e da Academy Film Archive.
 
Steve James e os produtores Peter Gilbert e Frederick Marx participaram  da Q&A após a projeção.
 
John Nein, Programador Sênior do Sundance disse que todos estão muito orgulhosos de fazer parte dessa história e da restauração do filme. 
 
“Hoop Dreams mudou completamente a forma de nossa experiência com os documentários e as histórias que eles contam. E o impacto profundo perdurou por esses 20 anos”, ressaltou.