Festivais - Versão restaurada de O Gabinete do Dr. Caligari terá premiere mundial em Berlim
     
 

PUBLICADA EM 04.11.13

Myrna Silveira Brandão

A 64ª edição do Festival de Berlim – que acontecerá de 06 a 16 de 2014 – terá, na sua tradicional mostra destinada a homenagens e retrospectivas, a premiere mundial do clássico O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene.

O fime, que teve seu lançamento em 1920, será exibido 94 anos depois, em sua nova versão, completamente restaurada digitalmente, no escopo da Berlinale Clássicos.
 
O Gabinete do Dr. Caligari não é apenas um clássico do cinema mudo expressionista de grande significado na história do cinema, mas tem também influenciado muitos diretores de gerações que o seguiram.
 
O filme teve sua primeira exibição pública em Berlim no dia 26 de fevereiro de 1920.  Esse trabalho do cinema mundo alemão é famoso por seu extraordinário estilo que foi influenciado pelo expressionismo e pelo romantismo.  A exibição em Berlim, no dia 09.02.14 será acompanhada por concerto executado pela Berliner Philharmonie.
 
Essa apresentação está sendo organizada pelo Festival de Berlim em cooperação com A Cinemateca Alemã e o Museu Friedrich Murnau e Berliner Philharmoniker.
 
A restauração foi realizada pelo Museu Murnau em colaboração com Bundesarchi-Filmarchiv e L’Immagine Ritrovata – Film Restoration & Conservation, de Bolonha.