Festivais - Edição/ 2022 da CineOP acontece de 22 a 27 de junho
     
 

Publicado em 10.06.2022

Myrna Silveira Brandão

A Mostra é a única no circuito de festivais audiovisuais a tratar o cinema como patrimônio.

O evento  organiza sua programação em três temáticas: Preservação, História e Educação. Haverá oficinas, Workshops e Masterclasses internacionais.
 
A oficina “Dramaturgias do Corpoespaço” será realizada entre os dias 23 e 25 pelo instrutor Marcelo Aquino (RJ) , graduado em Artes Cênicas e Pós-Graduado em Preparação corporal para as Artes Cênicas.
 
A oficina “Assistência de Direção: Prática e Teoria como funciona o dia a dia de um set de filmagem”, acontece de 25 a 27 de junho e  será apresentada pelo diretor e roteirista André Srur (RJ) que possui ampla experiência em longas, vídeos e séries de TV.
 
Sérgio Rossini (RJ), diretor de curtas e longas ministrará a Oficina “Realização em Audiovisual para Web, TV e Cinema” nos dias 24, 25 e 26 de junho.
 
A oficina “Diagnóstico do Estado de Conservação para Filmes e Objetos Tridimencionais Cinematográficos”, por sua vez, será apresentada nos dias 23 e 24 de junho pela mineira Jussara Vitória de Freitas, professora Adjunta do Departamento de Artes Plásticas e pesquisadora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.
 
E por fim, a Oficina “Da personagem ao Argumento”, será apresentada entre os dias 23 e 26 de junho pelo ator e roteirista Germano Melo (MG)
 
O tema do Workshop desta 17ª edição é “O Papel dos Repositórios Digitais na Democratização do Acesso a Acervos Audiovisuais” e será apresentado no dia 26 de junho por Roberta Zanatta, Coordenadora do Núcleo de Catalogação do Instituto Moreira Salles (RJ).
 
As masterclasses internacionais serão ministradas por convidados de três países: Bolívia, Argentina e Peru.
 
Haverá ainda o 17º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais, que é realizado desde a primeira edição da CineOP.