Festivais - BERLINALE HOMENAGEARÁ KEN LOACH
     
 

PUBLICADA EM 29.11.13

Myrna Silveira Brandão

O diretor britânico Ken Loach receberá, na 64ª edição do Festival de Berlim (06 a 16.02), o Urso Honorário, um reconhecimento pelo conjunto da obra.

 
A obra de Loach – que em muitos filmes trabalha com atores não profissionais – têm trilhado a tênue linha entre documentário e a ficção.
 
Desde o início de sua carreira Loach tem sido sempre atraído por histórias comoventes sobre o cotidiano de pessoas comuns em filmes como Kes (1969), seu segundo longa que obteve sucesso internacional; Meu Nome é Joe (1998), a  história dramática de amor entre um ex-presidiário alcoólatra e uma assistente social;  Os Navegadores (2001), sobre a solidariedade dos trabalhadores rodoviários durante a privatização da companhia ferroviária britânica; e  Terra e Liberdade (1995), que faz um paralelo da  Guerra Civil Espanhola com a Inglaterra atual.
 
Loach tem mostrado vários filmes na competição da Berlinale e, mais recentemente, em 2013, apresentou The Spirit of ’45.
 
O tributo ao cineasta  pelo conjunto de sua extraordinária obra será acompanhado de uma retrospectiva com 10 dos seus filmes,  entre outros a série de tevê Cathy Come Home, Terra e Liberdade, Meu Nome é Joe, Os Navegadores e À Procura de  Eric.
 
Ao fazer o anúncio, Dieter Kosslick, diretor da Berlinale, destacou que Loach, ao longo de sua carreira de quase 50 anos, tem mostrado um grau extraordinário de continuidade, enquanto permanece inovador o tempo todo.
 
“Seu profundo interesse pelo ser humano e seus dramas pessoais, bem como o seu comprometimento crítico com a sociedade, foi mostrado numa variedade de abordagens cinematográficas. Nós estamos homenageando Loach não só como diretor, mas também pela nossa admiração por suas reflexões sobre as injustiças sociais em seus filmes”, afirmou Kosslick.