Festivais - HONG SANG-SOO CONCORRE À CONCHA DE OURO
     
 

Publicado em 25.09.2022

Myrna Silveira Brandão

"Walk up", novo trabalho do diretor sul coreano está na disputa em San Sebastián

O filme é uma comédia surreal de humor negro  que segue Byung-soo (Kwon Haehyo), um diretor de meia idade, com problemas de saúde e sem apoio financeiro para fazer seu próximo filme. 
 
Com sua filha adolescente (Song Sun-mi), ele visita um prédio de três andares pertencente a uma amiga designer na esperança de que ela treine sua filha em design de interiores.
 
Na coletiva com a equipe do filme,  Haehyo disse que a preparação para viver o protagonista foi como se aventurar em um lugar novo.
 
“O segredo para mim é não pensar muito antes de filmar”,  acrescentou complementado por Song Sun-mi.
 
 “Viver a personagem  exigiu muita concentração em um curto período de tempo”, disse a atriz que também protagoniza o filme.
 
Ao questionamento se algumas colocações em seus últimos filmes se relacionam com algo autobiográfico,
Sang-soo destacou que no início de sua  carreira era um pouco mais rebelde, queria mudar algumas coisas e lidava com questões morais da adolescência. 
 
“Mas isso é passado. Agora, eu costumo fazer filmes mais próximos das coisas com a qual estou lidando  hoje em dia, mas minha intenção não é fazer algo autobiográfico. 
 
Diante da insistência da imprensa  sobre o que há dele no personagem principal, Hong Sang-soo saiu pela tangente.
 
“Há apenas fragmentos de mim nele”, concluiu o conceituado  cineasta de 62 anos e autor de muitos sucessos como “A mulher que fugiu”,  “Introduction” e   “In front of your face”.