Festivais - UMA MEMÓRIA ETERNA
     
 

Publicado em 25.01.2023

Myrna Silveira Brandão

"A Eternal Memory", representante do Chile, é um dos destaques desta edição do Sundance.

O filme, com várias sessões programadas, segue Augusto e Paulina que estão juntos e apaixonados há 25 anos.  Oito anos atrás, ele foi diagnosticado com a doença de Alzheimer, e sua esposa desde então se tornou sua cuidadora.    
 
Como um dos mais proeminentes comentaristas culturais e apresentadores de televisão do Chile, Augusto não é estranho à construção de um arquivo de memória, tendo sido responsável por essa tarefa hercúlea após a ditadura de Pinochet e seu apagamento sistemático da consciência coletiva.
 
Agora ele volta esse trabalho para sua própria vida, tentando manter sua identidade com a ajuda de sua amada.  Dia a dia, o casal enfrenta este desafio de frente, adaptando-se às perturbações provocadas pela doença, mas contando com a ternura afetuosa e o sentido de humor partilhado entre eles que se mantém intacto.
 
A segura direção de Maite Alberdi e a impressionante interpretação dos protagonistas, além da abordagem de uma questão perturbadora, fazem com que o filme venha a ter  uma carreira vitoriosa, como já aconteceu aqui na estreia no festival independente. 
 
O filme é falado em espanhol, com legendas em inglês e tem a duração de 85 minutos.