Festivais - SUNDANCE ANUNCIA PREMIADOS DE SUA EDIÇÃO 2023
     
 

Publicado em 28.01.2023

Myrna Silveira Brandão

Brasil não teve filmes selecionados este ano

O Festival de Sundance, que neste ano foi realizado  no formato presencial e  online, divulgou na manhã  desta sexta feira (27) os premiados de sua edição 2023.  
 
PREMIADOS
 
Na Competição  Americana de Dramas , a principal do Festival, o Prêmio do Júri foi para “A thousand and one”, de A. V. Rockwell.
 
Muito emocionada com a conquista do Prêmio, a diretora agradeceu a todos que apoiaram o projeto.
 
O de Audiência de drama  foi ganho por Shayda, de Noora Niasari.
 
Na Competição Americana de Documentários,  o Grande Prêmio do Júri foi para “Going to Mars: The Nikki Giovanni Project”, de Joe Brewster e Michèle Stephenson.
 
O de Audiência  foi conquistado por  20 Days in Mariupol, de Mstyslav Chernov
 
Na Cinema Mundial – mostra dedicada a títulos não americanos e que nesta edição não teve concorrentes brasileiros – o vencedor de prêmio do júri  foi “Scrapper”, de Charlotte Regan.
 
O de Audiência foi para   “Shayda”, de Noora Niasari.
 
Na Documentário Mundial – mostra também dedicada a títulos não americanos –  o Grande prêmio do Júri foi conquistado por “The eternal memory”, de Maite Alberdi.
 
O Grande Prêmio do Júri para Curtas-metragens foi  para  “When you left me on that Boulevard”, de Kayla Galang
 
 
Programação competitiva focou em filmes de fato independentes
 
Sundance 2023 evitou  selecionar   títulos  de diretores já famosos colocando em sua programação competitiva filmes verdadeiramente  independentes. Com isso, reforçou o viés que caracterizou  a criação do Festival em 1985 pelo ator e diretor Robert Redford: o  de dar oportunidade a diretores que estão iniciando carreira.
 
Alguns cineastas mais  famosos e/ou com carreiras já consolidadas foram selecionados para mostras não competitivas.  Isso resultou em que muitos trabalhos escolhidos  fossem  dirigidos por estreantes.
 
Um dos filmes que fez muito sucesso nesta edição  foi “Cassandro”, de Roger Ross Williams com Gael García Bernal no elenco.  Exibido na Mostra Première, destinada a estreias, o filme é sobre o famoso lutador mexicano (luta livre),  assumidamente gay e travesti.
 
Por último, a  decisão de exibir os  filmes também  online foi um ponto alto.  Com isso atingiu um número muito maior de espectadores e representantes  da área cinematográfica independente.
 
Por tudo isso, fica o questionamento  se essa decisão – que se deveu muito ainda aos   efeitos da Covid-19 – deverá ser uma constante nas próximas edições É uma pergunta que somente poderá ser respondida mais adiante quando houver uma maior certeza quanto aos rumos da pandemia.
 
 
PRINCIPAIS PRÊMIOS
 
Competição Dramática Americana de Dramas
Grande Prêmio do Júri: “A thousand and one, de A. V. Rockwell
 
Competição Americana de Documentários
Grande Prêmio do Júri: “Going to Mars: The Nikki Giovanni Project, de Joe Brewster e Michèle Stephenson”
 
Cinema Mundial
Grande Prêmio do Júri: Scrapper, de Charlotte Regan.
 
Documentário Mundial
Grande Prêmio do Júri: The Eternal Memory, de Maite Alberdi
 
Curta Metragem – When you left me on that Boulevard, de Kayla Galang