Festivais - UMA PROGRAMAÇÃO ECLÉTICA
     
 

21.08.13

Myrna Silveira Brandão

O Festival de Nova York anunciou os filmes selecionados para sua 51ª edição (27.09 a 13.10), que apresentará, mais uma vez, uma mostra bastante abrangente, com filmes de vários países e espaço para diversas cinematografias.

Ao fazer o anúncio da edição 2013, Kent Jones, diretor do NYFF, ressaltou a diversidade da seleção.

“A programação deste ano inclui documentários, biografias, comédias, aventuras, épicos, explorações e afirmações. Eu espero que os espectadores gostem tanto de vê-los quanto nós, quando os selecionamos”, afirmou Jones, na sua primeira edição à frente do evento, após substituir Richard Peña que dirigiu o NYFF por 25 anos.

A partida será dada com “Captain Phillips”,  de Paul Greengrass,  que terá sua première mundial no evento.

Tom Hanks, duas vezes ganhador do Oscar (Filadélfia, 1994 e Forrest Gump – O Contador de História, 1995) tem um excelente desempenho estrelando esse thriller de ação que focaliza a relação entre o Capitão Richard Phillips e Muse, seu adversário somaliano.  

Com locações na costa da Somália, o filme mostra a colisão inevitável de dois homens que se defrontam com forças econômicas fora do seu controle e pagam um alto preço por isso. 

Baseado no livro, A Captain’s Duty: Somali Pirates, Navy Seals, and Dangerous Days at Sea, de Richard Phillips e Stephan Talty, o filme foi roteirizado por Billy Ray.

The Secret Life of Walter Mitty,  de  Ben Stiller será  a tradicional “Center Piece”, que destaca um filme inovador selecionado pelo festival.

O filme conta a história escrita por James Thurber, publicada pela primeira vez em 1939 no The New Yorker –  sobre Walter Mitty (Stiller), um sonhador que sai do anonimato e entra num mundo de fantasias cheio de heroísmo, romance e ação.  Quando seu emprego e o de sua colega (Kristen Wiig) são ameaçados, Walter cai na real e embarca numa viagem que se transforma numa aventura muito mais extraordinária do que ele poderia imaginar.

Também estão no elenco Adam Scott, Kathryn Hahn, Patton Oswalt, Sean Penn e a veterana Shirley MacLaine.

Na programação composta por 35 longas, alguns filmes premiados em outros festivais, terão sua première americana no NYFF.  Entre outros, se destacam:

La Vie d’ Adèle, de Abdellatif Kechiche,, ganhador da Palma de Ouro de 2013 em Cannes; Inside Llewyn Davis, dos irmãos Joel e Ethan Coen, que  ganhou o grande prêmio do júri  também em Cannes; e Nebraska, de Alexander Payne, prêmio de melhor ator para Bruce Dern.  Além desses, Gloria, de Sebastián Lelio,  que deu a Pauline Garcia o Urso de Prata de melhor atriz no Festival de Berlim.

Her, de Spike Jonze, o filme de encerramento, será uma première mundial.  O filme é uma love story que explora a natureza envolvente – e os riscos – da intimidade do mundo moderno


Uma trajetória brilhante

Considerada uma das mostras cinematográficas mais importantes dos Estados Unidos, o NYFF apresentou nesses anos todos, nomes de peso do cinema mundial como Yasujiro Ozu com Dia de Outono, Jean-Luc Godard com Alphaville,   Bernardo Bertolucci com O Último Tango em Paris; Sergio Leone com  Era uma Vez na América, Akira Kurosawa com Ran, Chen Kaige com Adeus, Minha Concubina, Krzysztof Kieslowski com  A Fraternidade é Vermelha, Bela Tarr, com O Cavalo de Turim, e Luis Buñuel com O Anjo Exterminador, que abriu a primeira edição em 1963.

Além de Glauber Rocha, que também estava na programação de 1963, com Barravento, outros brasileiros passaram pelo festival,  como Cacá Diegues com Bye Bye Brasil, Sérgio Bianchi com Cronicamente inviável, Joaquim Pedro, com retrospectiva integral de sua obra e Nelson Pereira dos Santos com Memórias do Cárcere em  1984 e, no ano passado, com A Música de Tom Jobim.