Festivais - PANORAMA DOCUMENTA
     
 

PUBLICADA EM 22.01.14

Carlos Augusto Brandão

A 64 edição do Festival de Berlim anunciou os filmes de sua tradicional Mostra Panorama Documenta

A Mostra terá início em 07.02 com a première mundial da coprodução holandesa The Last Hijack, de Tommy Pallotta e Femke Wolting.  O filme analisa o que motiva a pirataria na Somália.
 
O tópico da África, que é narrado na ficção Difret (Etiópia),  é também o tema central de Converning Violence, do diretor sueco Göran Hugo Olsson.
 
A historia da fotografia é mostrada pela perspectiva do afro-americano Thomas Allen Harris em Through a Lens Darkly: Black Photographers and the Emergence of a People.
 
Na animação  Is the Man Who is Tall Happy?,  Michel Gondry apresenta, com ingenuidade e humor,  suas impressões numa série de diálogos com o linguista americano Noam Chomsky.
 
Vindo do último Sundance, onde ganhou o prêmio de direção na Mostra Documentário Mundial, 20,000 Days on Earth, de Lain Forsyth e Jane Pollard, traz um retrato denso e poético do músico, autor e ator australiano Nick Cave, que numa carreira de mais de 30 anos, mantém a mesma integridade artística e autenticidade.
 
Another World, dos diretores americanos Rebecca Chaiklin e Fisher Stevens capturam atitudes ocorridas no movimento de ocupação da Wall Street em 2011, dando uma visão dos eventos e como eles lideraram muitas outras novas iniciativas.
 
Com Natural Resistance, Jonathan Nossiter, numa análise bastante inteligente, faz uma conexão entre história e produção de vinho. O filme também integra a mostra Culinary Cinema.
 
Muitos filmes giram em torno da emancipação, casos de  Felice chi è Diverso, de Gianni Amelio (Itália) e Vulva 3.0, de Claudia Richarz e Ulrike Zimmermann, este último abordando educação, censura, mutilação genital e cirurgia íntima.
 
Este ano a Mostra apresentará 16 filmes, incluindo 10 premières mundiais.  Todas as primeiras sessões serão exibidas no Cinestar 7 e no Kino Internacional.
 
Veja a relação dos filmes
 
20,000 Days on Earth, de Lain Forsyth e Jane Pollard – Inglaterra
Anderson, de Annekatrin Hendel – Alemanha
Another World, de Rebecca Chaiklin – EUA
Concerning Violence, de Göran Hugo Olsson – Suécia / EUA / Dinamarca
The Decent One, de Vanessa Lapa – Israel / Áustria / Alemanha
O Círculo, de Stefan Haupt – Suiça
Felice chi è diverso (Happy to Be Different), de Gianni Amelio – Itália
Finding Vivian Maier, de John Mallof e Charlie Siskel – EUA
Fucking Different WWY, de Mor Vital, Kay Garnellen, Felix Endara & Sasha Wortzel, J. Jackie Baier,    
   Buck Angel, Jasco Viefhues, Gwen Haworth – Alemanha
The Last Hijack, de Tommy Pallotta e Femke Wolting – Holanda / Alemanha / Irlanda / Bélgica
My Mother, a War and Me, de Tamara Trampe e Johann Feindt – Alemanha
Natural Resistance, de Jonathan Nossiter – Itália
The Dog, de Frank Keraudren e Allison Berg – EUA
Through A Lens Darkly: Black Photographers and the Emergence of a People, de Thomas Allen Harris –       
    EUA
Vulva 3.0, de Claudia Richarz e Ulrike Zimmermann – Alemanha
Mario Wirz, de Rosa von Praunheim – Alemanha
Is the Man Who is tal Happy?, de Michel Gondry – França