Festivais - BERLINALE RELANÇARÁ SEIS FILMES RESTAURADOS
     
 

PUBLICADA EM 28.01.14

Myrna Silveira Brandão

O Festival de Berlim anunciou a programação da Berlinale Classics destinada ao relançamento de filmes restaurados.

 
Seis clássicos do cinema comporão a Mostra desta 64ª edição do festival, que acontecerá no período de 06 a 16 de fevereiro, conforme detalhado a seguir:
 
O Gabinete do Doutor Caligari, de Robert Wiene. O fime, que foi lançado em 1920, será exibido 94 anos depois, em sua nova versão restaurada digitalmente. A restauração foi realizada pelo Museu Murnau em colaboração com Bundesarchi-Filmarchiv e L’Immagine Ritrovata – Film Restoration & Conservation, de Bolonha. A exibição será acompanhada por concerto executado pela Berliner Philharmonie.
 
Alemanha, Mãe Pálida, de Helma Sanders-Brahms , que foi indicado ao Urso de Ouro na mostra oficial  da Berlinale em 1980. Restaurado digitalmente pela Cinemateca Alemã, teve  30 minutos reincorporados ao filme – que tinham sido retirados na época pelo Distribuidor –  e será exibido no formato 2K DCP. O filme será apresentado pela própria Helma Sanders-Brahms, hoje com 74 anos e com a saúde bastante abalada. 
 
Rebelde, sem Causa (1955), de Nicholas Ray com James Dean e Natalie Wood. O filme foi restaurado pela Warner Bros. com a colaboração da The Film Foundation, fundada por Martin Scorsese, que apresentará o filme.
 
Dias de Outono, de Yasujiro Ozu (1960). Para lembrar o 110º aniversário de nascimento do diretor e 50º  de sua morte, a Shochiku Co. restaurou o filme com a colaboração do National Film Center e do National Museum of Modern Art em Tóquio.
 
The Hero, do indiano Satyajit Ray. O filme foi indicado ao Urso de Ouro na mostra oficial da  Berlinale / 1966, e recebeu uma Menção Especial pela obra e carreira do diretor.
 
Caravaggio, de Derek Jarman – (Reino Unido 1986 ). A restauração e o relançamento  marcam o 20º aniversário da morte de Jarman. Nesse filme, ele  trabalhou pela primeira vez com Tilda Swinton, sua musa e, mais tarde, atriz favorita.
 
 
Rainer Rother, curador da Retrospectiva, manifestou sua satisfação com a concretização da Mostra.
 
“Nós estamos felizes de termos conseguido realizar a Berlinale Classics  e honrados que Martin Scorsese, um dos mais renomados apoiadores da preservação fílmica, venha pessoalmente apresentar Rebel Without a Cause, cuja restauração foi realizada com o suporte de sua organização The Film Foundation”, declarou Rother, que é diretor artístico da Cinemateca Alemã.