Festivais - BERLINALE ABRE COM AVENTURA E ARTE
     
 

PUBLICADA EM 07.02.14

Myrna Silveira Brandão

Com a cidade já lotada para um dos eventos cinematográficos mais importantes do mundo, o Festival de Berlim teve início ontem (06.02) com The Grand Budapest Hotel, de Wes Anderson.

Mostrado numa prévia para a imprensa, o  novo filme do talentoso diretor americano segue as aventuras de Gustave H,  lendário concierge de um famoso hotel europeu no período entre as guerras, e Zero Moustafa, o office boy, que se torna o seu amigo mais confiável. 
 
A história envolve ainda o roubo de uma pintura renascentista e a batalha por uma enorme fortuna familiar, tudo isso tendo por pano de fundo as dramáticas mudanças que estavam ocorrendo no Continente.
 
O elenco estelar traz Ralph Fiennes e Tony Revolori nos papéis principais, além de F. Murray Abraham, Mathieu Amalric, Willem Dafoe, Jeff Goldblum, Harvey Keitel, Jude Law, Bill Murray, Edward Norton, Tilda Swinton e Léa Seydoux, entre outros.
 
Embora os trabalhos de Wes Anderson tenham uma assinatura, o versátil diretor tem transitado por vários gêneros desde seu filme de estreia, o thriller Bottle Rocket, passando pela comédia dramática Rushmore (1998), Os Excêntricos Tenenbaums (2001), até a aventura meio louca de A vida marinha com Steve Zissou, que ele realizou em 2004. Por sinal, desde Tenenbauns, o adjetivo excêntrico tem sido sempre associado ao diretor norte-americano, nascido no Texas. 
 
Na coletiva que se seguiu à projeção – da qual participou o Mccinema – o diretor falou do seu filme e a inspiração para realizá-lo.
 
Anderson descreveu seu  novo filme como inspirado por uma Hollywood europeia em filmes como To be or not to be, de Lubitsch,  The Shop around the corner ou Love me Tonight, de Rouben Mamoulian.
 
The Grand Budapest Hotel  entra no circuito comercial em março de 2014.
 
 
Apresentação do júri  
 
Como é de praxe no festival, pela manhã o  produtor e roteirista James Schamus (Banquete de Casamento),  Presidente do Júri da mostra oficial, participou de uma coletiva com a imprensa.
 
Schamus apresentou seu júri que, numa composição bem diversificada, é formado pela produtora americana Barbara Broccoli, o ator dinamarquês Trine Dyrholm, a diretora iraniana Mitra Faharani, a atriz americana Greta Gerwig, o diretor francês Michel Gondry, o ator chinês Tony Leung e o ator americano Christoph Waltz
 
 Para Schamus, ser jurado em Berlim  é uma experiência gratificante para qualquer realizador.
 
 “Eu estou verdadeiramente honrado  com o convite de Dieter.  E também muito feliz de retornar e ver os últimos trabalhos de  diretores de todo o mundo”, ressaltou.