LEVE SEUS ALUNOS AO CINEMA
     
     Através da análise de  26 filmes, a autora mostra como o cinema pode ser uma poderosa ferramenta didática e cultural.
Dirigido preferencialmente aos professores e ainda aos gestores que, cada vez mais, precisam exercer o papel de educadores nas organizações.

 O Cinema é a arte que mais caracterizou o século que passou. Desde sua criação em 1895, nenhum meio de comunicação mostrou com tanto realismo as situações vividas pelas pessoas no seu cotidiano e no seu trabalho.

 Em inúmeros filmes, as cenas são tão realistas que levam muitas vezes os espectadores a concluir que, trazidas para a realidade do dia a dia, elas não seriam muito diferentes.

 Assim, essa possibilidade de o cinema conseguir captar a realidade o transforma também, ao lado do seu aspecto de entretenimento e lazer, numa poderosa ferramenta cultural e didática.

 Paralelamente, entre os muitos personagens abordados pelo cinema, a figura do professor tem sido uma das mais lembradas. Inúmeros filmes já mostraram histórias tendo como cenário as salas de aula e a convivência entre professores, alunos, pais e comunidade de um modo geral. 

 Muitos já se tornaram clássicos e, por terem sido realizados em circunstâncias e épocas diferentes, mostram consequentemente a evolução das várias formas da relação professores / alunos.

 O conteúdo do livro objetiva demonstrar que o cinema pode ser visto e utilizado como ferramenta de educação e trazer a indicação, a crítica e os comentários de vários filmes que abordam temas vividos no cotidiano das instituições educacionais e no dia a dia dos alunos e professores. 
 
 
O livro é apresentado em duas partes:  Filmes para Professores e O Olhar dos Alunos
 
    Filmes  para professores traz 40 filmes para serem trabalhados em salas de aula. A grande maioria inclui histórias ambientadas em escolas e/ou acompanha a vida de professores e sua relação com os alunos. Após cada texto são sugeridas formas de trabalhar e debater o filme.
 
   O Olhar dos alunos traz 22 filmes, que foram escolhidos por jovens que gostariam de revê-los e debatê-los com seus colegas após a projeção. Eles podem ser exibidos para ilustrar tema (s) ligado (s) às disciplinas.
 
OS FILMES
 
 Alguns filmes que abordam o tema são clássicos como Ao Mestre com Carinho, Meu mestre, Minha Vida, Sementes da Violência e Sociedade dos Poetas Mortos;
 
 Outros trazem novos olhares para o tema, como Educação de Pequena Árvore, Entre os Muros, Escola da Vida, Escritores da Liberdade, A Língua das Mariposas, O Mestre da Vida, Pro Dia Nascer Feliz, Um Sonho Possível e a Voz do Coração.
 
 Entre os filmes escolhidos pelos jovens (O Olhar dos Alunos) predominaram títulos que trazem aspectos históricos, desenhos animados e filmes que tratam de questões digitais e / ou novas tecnologias. Entre eles, A Origem, de Christopher Nolan e A Rede Social, de David Fincher.
 
 
COMENTÁRIOS SOBRE ALGUNS FILMES
 
Escola da Vida
 
 No filme há uma reflexão sobre o aprendizado, a transmissão dos conhecimentos, o poder da trajetória e a importância de cada um conhecer sua própria história. 
 
 O professor não se colocava apenas  como um detentor do saber, ao contrário, via o aluno como um ser capaz de compreender e apreender o que realmente faz sentido.
 
 O mesmo filme mostra que o  que o educando aprende não deve ter impacto somente no instante em que está estudando e abordando determinado assunto, mas deve ser parte fundamental da construção do seu caráter e de seu futuro.
 
Escritores da Liberdade
 
Os métodos adotados pela professora  mostram que educar é ser criativo, é arriscar e inovar evidenciando que a força do exemplo está implícita na verdadeira coragem de ensinar.
 
 
A Rede Social
 
 Numa noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg, então um jovem de 19 anos, sentou no computador do seu quarto na universidade de Harvard e começou a trabalhar numa nova idéia, que culminaria com a criação do Facebook. Seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde ele se torna o mais jovem bilionário da história da Internet.

 A incrível história desse jovem empreendedor foi adaptada para o cinema por David Fincher e inclui personagens que tiveram papel fundamental na criação da rede, entre eles o carioca Eduardo Saverin, amigo de Zuckerberg em Harvard.
 
A Língua das Mariposas
 
Enfatiza a importância do primeiro dia na escola.
A experiência do aluno quando foi  à escola pela primeira vez: como se sentiu, como foi a adaptação e qual foi o papel do professor nesse contexto.
 
Rudy
 
 História real das motivações que levaram um jovem a batalhar, mesmo com chances mínimas, para alcançar o que queria, na escola em que estudava.  A persistência na luta para transformar  sonhos em realidade.
 
Wall-e
 
 O filme faz um alerta sobre o descaso com o meio ambiente e a tendência de um futuro individualista. Propicia debates sobre projetos direcionados para ações que traduzam o engajamento de todos, inclusive da família, na luta pela defesa do planeta. O trabalho deve incluir uma proposta com  mudanças reais de postura e comportamento no mundo em que vivemos.

Autora: Myrna Silveira Brandão

Editora: Qualitymark

     
   
     
  Voltar