LEVE SEU GERENTE AO CINEMA
     
    O POTENCIAL DO CINEMA NO DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS

 O Cinema é a arte que mais caracterizou o século que passou. Desde sua criação em 1895, nenhum meio de comunicação mostrou com tanto realismo as situações vividas pelas pessoas no seu cotidiano e nas organizações..

 Paralelamente, as mudanças no ambiente de trabalho, o desenvolvimento da tecnologia, a carência cada vez mais acentuada do fator tempo, a velocidade das transformações, requerem novos paradigmas e utilização, nos programas de treinamento e desenvolvimento, de metodologias cada vez mais  motivadoras, inovadoras e até lúdicas.     

 O cinema certamente é uma dessas metodologias.  Dificilmente um fato presente no dia a dia das organizações deixou de ser tema de algum filme: poder, mudança organizacional, conflitos, delegação, choque cultural, diferenças individuais, trabalho em equipe, relacionamento humano, preconceitos, inovação, criatividade, entre dezenas de outras situações.
 
 Como, por exemplo, as mostradas no filme Momentos Decisivos, de David Anspaugh, baseado num fato real que aconteceu na pequena cidade de Milan, Indiana, com um time de basquetebol que estava passando por uma crise e conseguiu se reerguer e ganhar o campeonato nacional escolar naquele ano. Além de mostrar uma história de superação, capturar a natureza orgânica de uma comunidade real, evidenciar a relação das pessoas com a sua região e a sua cultura, o filme é uma aula sobre a importância do trabalho de equipe quando se quer alcançar alguma coisa que, à primeira vista, pode parecer inatingível.

 Outro exemplo muito interessante é Procurando Nemo, de André Stanton e Lee Unkrich – um desenho animado com um visual deslumbrante – que nos leva a refletir sobre muitas coisas: entre elas, a superação das perdas, a necessidade de assumir riscos (para conhecer as maravilhas do oceano, Nemo tem que conhecer também os seus perigos), os conflitos entre gerações, a importância da perseverança, os ritos de passagem, a luta para conquistar posições em outras culturas, o preço da liberdade, a busca de conquistas difíceis e muitas outras questões que a história maravilhosa de Nemo desperta em cada espectador.

 Ou ainda, O Sucesso a Qualquer Preço, de James Foley – inspirado numa experiência real de David Mamet, autor do roteiro – que nos traz um retrato fascinante de como a busca de sucesso ou da sobrevivência no emprego levada a extremos e a pressão obsessiva na obtenção de lucros dominando o clima organizacional pode provocar a destruição de todos os códigos morais e éticos que governam o comportamento pessoal e coletivo. O resultado final é a inexorável derrocada dos componentes da organização e possivelmente dela própria.

 Esses e centenas de outros filmes estão à disposição da área de Recursos Humanos para utilização em programas de treinamento, pois são enormes as potencialidades do cinema no enriquecimento de percepções e no desenvolvimento das pessoas.

Autora: Myrna Silveira Brandão

Editora: Qualitymark

     
   
     
  Voltar