A INFÂNCIA SEGUNDO LINKLATER | |||||||||||||||
Myrna Silveira Brandão
PUBLICADA EM 10.08.14
Boyhood – Da Infância à Juventude, de Richard Linklater, foi um dos concorrentes ao Urso de Ouro na edição 2014 do Festival de Berlim. Vindo do Sundance onde foi lançado, o filme era um dos mais aguardados títulos da Berlinale e deu a Linklater o Urso de Prata de melhor diretor. Autor da trilogia Antes do Amanhecer , Antes do Por do Sol e Antes da Meia Noite, Linklater mantém em Boyhood, sua marca de capturar histórias em curso, fundindo narrativas com a passagem do tempo. Durante anos, conhecida apenas como Projeto 12 anos, a produção começou em Houston, no verão de 2002. Filmado ao longo de períodos curtos, o filme é uma experiência cinematográfica inovadora que abrange 12 anos da vida de uma família. A história segue Mason (Ellar Coltrane), filho de um casal divorciado (Ethan Hawke e Patrícia Arquette), que com sua irmã Samantha (Lorelei Linklater, filha do diretor) ) é levado em uma jornada transcendental ao longo dos anos, desde a infância até a idade adulta. Linklater elencou Coltrane quando ele tinha apenas 6 anos de idade. Todos os anos, ele reunia o elenco para filmar um novo capítulo da vida do menino. O resultado final dessa saga foi comprimido no filme de 164 minutos. Na coletiva com a imprensa em Berlim, Linklater – que chegou acompanhado dos atores Coltrane e Lorelei – falou sobre a produção do filme. “É uma narrativa e não um documentário, sobre um garoto crescendo e foi filmado em pedaços durante longo tempo”, narrou o diretor, contando que tinha acabado de fazer Waking Life, quando resolveu escrever um filme sobre a infância. Mas ficou travado pelas limitações cinematográficas e pela dificuldade de lidar com o tempo necessário para contar sua história. “Eu realmente não tinha os elementos suficientes naquele momento, então pensei se não poderíamos simplesmente filmar aos poucos e depois englobar tudo. Levei a ideia para Hawke (colaborador frequente do diretor) e ele disse que era uma ideia meio louca mas estava dentro contou Linklater, que desde o início tinha uma história em mente, mas ela precisou evoluir para acompanhar também a evolução das duas crianças. “A estrutura de toda a história foi bem elaborada, isto é, lá pelo segundo ano, eu já sabia a última tomada do filme. Mas eventualmente eu precisava ir para onde as crianças iam. Em algum ponto, eu acho que a concepção inicial dos dois personagens começou a se fundir com aquilo que eles realmente eram, explicou o diretor acrescentando que inicialmente Lorelei experimentou alguma ambivalência no seu envolvimento com o filme, mas no final acabou tendo uma boa experiência. “Lembro que quando o projeto estava em torno dos três primeiros anos ela me perguntou se seu personagem poderia morrer”, revelou Linklater, provocando muitos risos na plateia. Para Coltrane – embora tenha levado algum tempo para entender do que exatamente ele estava fazendo parte – tudo era ao mesmo tempo surreal, mas estranhamento normal. “O personagem começou a nascer em mim gradualmente, bem como o que realmente estava acontecendo. Num certo momento, quando eu tinha uns 12, 13 anos, eu comecei a compreender qual era o escopo do projeto e aí ele mudou a partir desse ponto”, disse o ator, hoje com 19 anos. Linklater agora tem um histórico para revisitar os personagens como fez com Jesse e Celine na sua trilogia “Antes...” . E a pergunta inevitável é se poderá haver uma continuidade similar com Mason e sua família cinematográfica. Linklater diz que nem sequer conversou com a equipe sobre isso, deixando uma dúvida no ar e uma definição para Boyhood. “Eu estava tentando capturar como o tempo trabalha na vida das pessoas. É um filme sobre a infância, sobre paternidade, sobre tudo”, resumiu. Imprimir |
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