A AVENTURA DE UM EXPLORADOR PELA SELVA BRASILEIRA
     
 

Carlos Augusto Brandão

PUBLICADA EM 01.06.17


“Z - A Cidade Perdida", de James Gray, teve sua estreia mundial na última edição do Festival de Nova York, como o título de encerramento. 
 
Selecionado também  para o Festival de Berlim em fevereiro,  o filme – uma aventura amazônica estrelada por Charlie Hunnam e Robert Pattinson – lotou as salas deixando enormes filas na porta e  fazendo com que a organização do evento precisasse providenciar sessões extras.
 
Baseado no livro homônimo  do jornalista David Grann, o filme - que agora chega ao circuito nacional -  conta a história real do tenente-coronel Percy Fawcett (Hunnam), um militar britânico que virou explorador.

Sua busca por uma cidade perdida –  que ele chamava de “Z” e acreditava ser El Dorado –  nas profundezas da Amazônia se torna uma obsessão que afeta sua reputação, a vida familiar com sua esposa (Sienna Miller), filhos e sua própria existência.
 
Após várias expedições infrutíferas e a perda de seu financiamento, Fawcett decidiu realizar uma viagem com seu próprio dinheiro, levando junto seu filho Jack, então com 21 anos, e outros homens de confiança.  O Grupo partiu em 1925 para Mato Grosso e nunca mais foi visto.
 
Calcado na Amazônia e com várias referências ao Brasil, o filme  é um verdadeiro épico, abrangendo dois continentes e três décadas.
 
O projeto tem sido considerado como a experiência narrativa mais ambiciosa do cineasta. Gray e o diretor de fotografia Darius Khondji fizeram um filme primoroso, que oscila entre o êxtase e o terror.  Tendo como produtores executivos Brad Pitt e Marc Butan,  “Z - A Cidade Perdida” é um drama forte e  num raro nível de arte.
 
O cineasta  autoral americano  expressou, na ocasião,  sua satisfação com a seleção para a Berlinale e o sucesso do filme.
 
“Para mim, é verdadeiramente um sonho tornado realidade ter “The Lost City of Z” selecionado para Berlim.  Eu não poderia estar mais honrado com essa receptividade”, declarou o diretor do também bem sucedido “Era uma vez em Nova York”. 
 

Imprimir
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar