Nas Telas - O SURPREENDENTE JAUJA
     
 

Myrna Silveira Brandão

PUBLICADA EM 02.07.15


 
Jauja, do argentino Lisandro Alonso, é uma obra de tremenda beleza e uma fonte de surpresas continuadas: o filme é uma série de primeiras vezes: primeiro filme de Alonso desde Liverpool, seu primeiro trabalho de época, primeiro filme com estrelas internacionais (lideradas por Viggo Mortensen) e primeiro roteiro escrito com o poeta e novelista Fabián Casas. 
 
Mas a ênfase, como em todos os seus trabalhos, é fortemente centrada nas grandes paisagens. 
 
Ambientado em 1882, o filme segue o engenheiro dinamarquês Gunnar Dinesen (Mortensen) após acordar uma noite e ver que sua filha adolescente (Viildjork Agger Malling) havia fugido com um novo amor.
 
Levando o essencial (um rifle, uma espada, um telescópio e algo para comer), ele sai à procura dela em seu cavalo e a pé atravessando uma variedade estonteante de matas da Patagônia, rochas, gramados e deserto.  A partir daí, o filme mostra Dinesen lutando sozinho contra o vazio imenso do deserto.
 
O caminho parece se esticar para o infinito tornando o destino de Dinesen totalmente inimaginável. Atrás de qualquer árvore, pedra ou arbusto pode estar um inimigo.
 
O filme faz referência à mitológica Jauja  (Xauxa), no final do século XIX que era uma cidade da província de Xauxa no Peru. Introduz Jauja como um lugar mítico. O que se sabe é que todos que tentaram encontrar este paraíso terrestre se perderam no caminho.
 
O estilo do diretor atinge o ápice sensorial, levando a ação para uma conclusão emocionante que transcende os limites do tempo e espaço cinemático.
 
Como nos seus filmes anteriores (La Libertad, 2001, Los Muertos, 2004, Fantasma, 2006 – Liverpool, 2008)  Alonso não se afasta do seu tema recorrente:  a relação entre as pessoas e as paisagens que o cercam.
 
O que o fascina é o ato de levar sua câmera a locais distantes, raramente filmados, florestas de baixa densidade populacional e captar um cotidiano que, de outra forma, nunca seria visto nas telas e com tantos detalhes.
 
Filmado em 35mm, Jauja tem uma beleza encantadora, cores incrivelmente ricas (verde musgo, calça vermelha, vestido azul) e vastos espaços abertos. 
 
O filme ganhou o Prêmio da Fipresci em Cannes na Mostra Um Certo Olhar e foi um dos destaques do Festival de Nova York.  
 
Entre os inúmeros produtores de Jauja estão o Canal Brasil e a Produtora brasileira Bananeira Filmes