Nas Telas - O tema recorrente de Zhank-Ke
     
 

Carlos Augusto Brandão

PUBLICADA EM 27.06.2016


 

As Montanhas se Separam, de Jia Zhang-Ke,  trata de questões relacionadas com a China contemporânea, um tema presente na obra do diretor chinês, já visto em trabalhos anteriores como Plataforma, Prazeres Desconhecidos, 24 City e Um Toque de Pecado, entre outros.

 

Conhecido por trabalhos contemplativos, quase documentais, o cineasta realiza agora o seu primeiro melodrama. 

 

O filme entrelaça três períodos históricos diferentes usando um triângulo amoroso formado por Tao (Zhao Tao), Liangzi (Liang Jin Dong) e Zhang Jinsheng (Zhang Yi) para explorar as contradições do país asiático.

 

As incongruências sociais são o foco do diretor, que usa diferentes texturas de imagem para construir o visual do filme, incluindo granulações e efeitos de filtros coloridos que distorcem as cenas. 

 

Em seu filme anterior, Zhang-Ke utilizou quatro histórias também para falar da  China contemporânea.

 

O diretor reconhece que tem construído seus filmes no tênue limite entre ficção e realidade.

 

“Meus filmes têm um componente de ficção, mas com um viés  na realidade e no contexto político. Meu objetivo é contar histórias usando todas as linguagens que conheço. Eu procuro controlar todo o processo criativo do meu trabalho: escolho as histórias, escrevo os roteiros, seleciono os atores, enfim, meus filmes refletem minha opinião, meu pensamento e minhas convicções”, afirma enfatizando que sua persistência no tema vem da certeza de que o passado explica o presente.

 

Narrado num tom documental, o drama torna bastante plausível a análise sociológica que Zhang-Ke faz dos problemas e angústias da população  do País.

 

 “A história oficial criou uma falsa imagem da China para todos e também para os próprios chineses na era Mao. Isso continua hoje, porque temos uma censura forte. Os problemas da China contemporânea têm suas raízes nesse passado”, afirma o diretor,  que  ficou ainda mais conhecido no Brasil após ser tema do excelente documentário –  Jia Zhang-ke: um Homem de Fenyang –  dirigido por Walter Salles.