Nas Telas - Benzinho - a busca da felicidade, simples assim
     
 

Myrna Silveira Brandão

PUBLICADA EM 24.08.18


 
Depois de passar por vários festivais – Sundance, onde foi lançado, Rotterdã, Punta del Este, San Francisco e competir em Gramado – “Benzinho”, de Gustavo Pizzi chega ao  circuito.
 
O filme relata o drama de Irene (Karine Teles)  mãe de quatro filhos e sua angústia quando seu filho mais velho Fernando recebe um convite para jogar handebol na Alemanha.
 
À primeira vista, um drama sobre a síndrome do ninho vazio, a narrativa se amplia enquanto a protagonista lida com outras questões familiares e suas próprias realizações pessoais.
 
Seu marido, dono de uma livraria, está quase falido, e quer vender um imóvel para tentar um novo negócio. E sua irmã, em crise com o marido, se abriga em sua casa depois de apanhar dele.
 
Mas apesar de todo esse apelo dramático, o  talento do diretor consegue afastar qualquer viés de dramalhão, mostrando as dificuldades de seus personagens, sem fazê-los de vítimas.
 
O filme encontra a tênue linha da comédia dramática neste cotidiano familiar que provoca uma grande identificação dos espectadores reconhecendo fatos que acontecem no seu dia a dia e em suas próprias famílias.
 
Filmado em Petrópolis e em Araruama, o diretor escolheu cenários que servem de maneira significativa à trama de sonhos e dificuldades para realizá-los.
 
O filme cativa os espectadores porque tem uma história universal que, de uma forma ou de outra, fala com todas as pessoas, como tem acontecido com plateias bem diferentes, desde a estreia mundial no festival independente de Sundance ao lançamento em vários países.