DIA DO BRASIL NA BERLINALE
     
 

PUBLICADA EM 16.02.17

Myrna Silveira Brandão

O cineasta Marcelo Gomes (do cultuado “Cinema, Aspirina e Urubus”) estava exultante com a estreia mundial hoje (16.02) de seu novo filme “Joaquim”.

A seleção coloca o Brasil novamente na disputa do Urso de Ouro, três anos após Karim Aïnouz ter estado na competição com “Praia do Futuro” e nove anos depois que José Padilha trouxe o prêmio para o Brasil com “Tropa de Elite”.
 
Gomes  volta ao festival, onde esteve em 2014 como roteirista de “O Homem das Multidões”, de Cao Hamburger,  que participou da Panorama.
 
Seu novo longa é centrado na figura de Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), o soldado do Império que se transformou no líder da Inconfidência Mineira.
 
Mas o diretor  decidiu focar  a história no homem comum que Joaquim foi,  antes da construção do mito que depois ele se tornaria, e tentar entender como se deu o  processo de transformação do alferes Joaquim José da Silva Xavier, que passou à história como Tiradentes.
 
Para a  coletiva com a imprensa – após uma sessão prévia de “Joaquim”  –   Gomes chegou acompanhado dos atores do filme, que foram recebidos com aplausos, principalmente Julio Machado, que interpreta o protagonista.
 
O diretor começou explicando a decisão de centrar a história na dimensão humana do retratado.
 
“Nos filmes sobre a Inconfidência Mineira, o personagem Tiradentes é representado sempre de uma forma glorificante, mítica e por vezes até endeusado. Eu quis retratá-lo como um brasileiro comum: seus defeitos, contradições, ambiguidades, com um caráter verdadeiramente humano”, detalhou Gomes,  destacando que queria entender o que levou um alferes da guarda real a tomar parte em um movimento conspiratório contra a coroa portuguesa.
 
Machado – que tem um excelente desempenho no papel título –  contou como se preparou para viver o personagem.
 
“A preparação é sempre algo que a direção aponta e nós, atores, procuramos nos adequar ao que está sendo proposto.  Eu tive a felicidade de ficar sentindo aquele ambiente e aqueles cenários, o que me deu oportundiade de me integrar a ele”, ressaltou.
 
A coletiva continuou abordando temas  em torno do cerne do filme e dos fatos históricos e sociais, que segundo o cineasta,  ainda estão presentes nos dias de hoje.
 
Ao final, Gomes leu (e distribuiu) uma carta dirigida à comunidade cinematográfica internacional, que conclui “pedindo às instituições, produtores e realizadores de todo o mundo que apoiem a luta e a manutenção de todos os tipos de audiovisual no Brasil”.
 
A sessão de gala do filme para o público acontecerá hoje à noite no Palácio dos Festivais.
 

     
  » Imprimir  
 
   
  Seja o primeiro a comentar esta matéria (0) Comentário  
   
   
  Voltar