Página 19 de 20

Página Anterior
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
Próxima Página
O CRIADOR DO ZERO
     
 

Carlos Augusto Brandão

PUBLICADA EM 01.03.14


 
Vidas ao Vento (The Wind Rises), de Hayao Miyazaki, abre com o verso de um  poema de Paul Valéry, onde se lê: O vento está aumentando!... devemos tentar viver!.
 
Mesmo com o tom  poético do seu início, o filme – que chega às telas brasileiras –  vem despertando polêmicas por centrar seu foco no lendário Zero, avião de caça utilizado pela Marinha Imperial Japonesa durante a Segunda Guerra Mundial. 
 
O objetivo do diretor foi resgatar a imagem de Jiro Horikoshi (1903-1982), criador da aeronave, que foi  utilizada em ataques de ...

Leia mais | Imprimir
     
NOVOS TEMPOS SOB A ÓTICA DE SORRENTINO
     
 

Carlos Augusto Brandão

PUBLICADA EM 02.02.14


 
UM OLHAR MELANCÓLICO DO PASSADO   
 
A Grande Beleza, do diretor italiano Paolo Sorrentino,  tem recebido aplausos por onde tem passado, não apenas para a produção, mas também para o ótimo  desempenho de Toni Servillo, novamente trabalhando com o diretor. 
 
O filme – que chega somente agora ao circuito nacional –  é a versão de Sorrentino para A Doce Vida, de Federico Fellini, embora tal afirmativa venha sendo contestada pelo diretor. 
 
Servillo é Jep Gambardella, um escritor que se converte em ...

Leia mais | Imprimir
     
JUSTIÇA ACIMA DE TUDO
     
 

Myrna Silveira Brandão

11/11/2013


Michael Kohlhaas, de Arnaud des Pallières – até então, sobretudo realizador de curtas-metragens e documentários para tevê – causou surpresa quando foi selecionado como um dos títulos concorrentes à Palma de Ouro no último Festival de Cannes. 
 
Ambientado no século 16, o filme é baseado na história verídica de um comerciante alemão, em Cévennes, que depois de um barão local apreender seus cavalos, tenta reparação nos tribunais públicos antes de iniciar uma verdadeira guerra em busca de justiça e para recuperar seus ...

Leia mais | Imprimir
     
AMOR E ARTES MARCIAIS
     
 

Carlos Augusto Brandão



O Grande Mestre, de Wong Kar-Wai – que agora chega ao circuito – teve seu lançamento internacional na 63ª edição do Festival de Berlim, fora de concurso.  Kar-Wai também foi o presidente do júri da Mostra Oficial do evento.
 
O filme é um drama épico de artes marciais, que se passa durante a tumultuada China dos anos 1930, inspirado na vida de  Ip Man  (Tony Leung Chiu Wai), o lendário mestre de Wing Chun, que foi também mentor de Bruce Lee. A trama envolve temas de guerra, família, vingança, desejo, memória e amor.
 
Yip Kai-Man ...

Leia mais | Imprimir
     
UMA VIDA DEDICADA AO CINEMA
     
 

Carlos Augusto Brandão



O Estranho Caso de Angélica, do diretor português Manoel de Oliveira, de 105 anos, o mais antigo cineasta ainda em atividade, chega ao circuito brasileiro, embora com atraso de dois anos. Antes tarde do que nunca.

O filme, que abriu a mostra Um Certain Regard em Cannes/2011, é um tributo à efemeridade da matéria e à perenidade da alma. Durante todo o desenrolar da história, há uma espécie de confronto da modernidade versus tradição, uma das preocupações do diretor.

Estrelado por Ricardo Trêpa, neto e ator constante nos trabalhos de Oliveira, o filme é a ...

Leia mais | Imprimir

     
Página 19 de 20

Página Anterior
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
Próxima Página