UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR
 

Publicada em 23.02.17
 
Myrna Silveira Brandão
 
O foco principal do escritor, pesquisador e futurista  Yuval Noah Harari é História, mas sua obra é transdisciplinar. Não só no campo já que abrange Ciência, Filosofia e Arte – um diálogo cada vez mais importante no mundo contemporâneo – mas também na abordagem de diversas disciplinas como Administração, Tecnologia, Robótica, Teologia, Biologia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, entre outras. Seus textos não tratam a história da humanidade colocando as disciplinas em paralelo, ...

» Leia mais | » Imprimir

     
O.K. Corral: Duelo Histórico ou Mitomania Hollywoodiana?
 

PUBLICADA EM 26.10.16  

Myrna Silveira Brandão
 
Quando John Ford realizou “Paixão dos Fortes” (My Darling Clementine, 1946),  também estava impedindo – certamente sem saber –  que Tombstone se transformasse em mais uma das centenas de cidades fantasmas que hoje existem em todo o oeste americano. 
 
Ao contrário, essa pequena cidade do Arizona virou Monumento Histórico Nacional e – graças a Ford e a Hollywood – está imortalizada nas telas e fatura alto com o turismo temático.
 
Tombstone, que tem por slogan ...

» Leia mais | » Imprimir

     
O MESTRE SOB O OLHAR DO CINEMA
 

PUBLICADA EM 15.10.16 

Cara Professora, Caro Professor, estas ideias são dedicadas a você, em comemoração ao seu dia – 15 de outubro.
 
Entre os muitos personagens abordados pelo cinema, a figura dos professores tem sido uma das mais lembradas.
 
Inúmeros filmes já mostraram histórias tendo como cenário as salas de aula e os relacionamentos entre professores, alunos, pais e comunidade de um modo geral. Muitos já se tornaram clássicos e, por terem sido realizados em décadas diferentes, tiveram, como pano de fundo, circunstâncias e épocas ...

» Leia mais | » Imprimir

     
NÓS QUE OS AMÁVAMOS TANTO
 

Publicada em 20.01.16

Carlos Augusto Brandão

Morreu ontem (19.01.16)   Ettore Scola, um dos maiores nomes do cinema italiano e universal.  O cineasta tinha 84 anos e estava internado em uma clínica de Roma desde domingo.
 
Scola nasceu em 10 de maio de 1931 em Trevico, estudou Direito em Roma e estreou no cinema com a comédia Fala-se de Mulheres em 1964.
 
O diretor conviveu com a segunda geração do neorrealismo, particularmente com Federico Fellini que foi seu colega de jornal.  Seu último trabalho “Que Estranho Chamar-se Federico” (2013) ...

» Leia mais | » Imprimir

     
Lançamento do livro "Leve seu Gerente ao Cinema" em Portugal
 

O livro "Leve seu Gerente ao Cinema", de Myrna Brandão, editado pela Qualitymark foi lançado em Lisboa no dia 25 de novembro no Encontro Anual da Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas. 

Leia abaixo detalhes da publicação.

LIVRO: Leve seu Gerente ao Cinema – Filmes que Ensinam – 2ª Edição
 
QUALITYMARK EDITORA
www.qualitymark.com.br
  
Vivemos em uma era de transformações em todas as suas dimensões: políticas, tecnológicas, científicas, culturais, ...

» Leia mais | » Imprimir

     
A ARTE PERDE MANOEL DE OLIVEIRA
 

Publicada em 02.04.2015

Carlos Augusto Brandão
 
O cineasta português Manoel de Oliveira morreu na manhã desta quinta feira aos 106 anos de idade em sua casa no Porto, após uma parada cardíaca.
 
Mais antigo diretor de cinema em atividade, Oliveira teve  uma carreira de mais de 70 trabalhos e tinha lançado seu último filme, O Velho do Restelo, no Festival de Veneza em setembro 2014.
 
Nascido no Porto numa família rica, Manuel Cândido Pinto de Oliveira interessou-se inicialmente pelos esportes, principalmente por corridas.
 
Aos 20 anos ...

» Leia mais | » Imprimir

     
BIRDMAN GANHA O OSCAR 2015
 

Publicada em 22.02.15

Myrna Silveira Brandão

Birdman, de Alejandro González Iñarritu, foi o grande vencedor do Oscar deste ano, ganhando quatro prêmios: filme, diretor, fotografia e roteiro original.  encerrou a 52ª edição do Festival de Nova York.
 
O filme – que encerrou a 52ª edição do Festival de Nova York em outubro último – é uma comédia de humor negro e conta a história de um ator em decadência, interpretado por Michael Keaton, que precisa resolver problemas e imprevistos da vida, enquanto está envolvido na ...

» Leia mais | » Imprimir

     
CINEMA PERDE FRANCESCO ROSI
 

Publicada  em 11.01.15
 
Carlos Augusto Brandão
  
Morreu neste sábado   (10.02) em Roma aos 92 anos o grande diretor italiano Francesco Rosi. Nas últimas semanas estava de repouso por causa de uma bronquite e morreu em casa dormindo.
 
Um a um, eles vão indo embora, deixando como testemunhas de sua passagem entre nós, amantes do inesquecível cinema italiano,  as suas imagens na tela, e, acima de tudo, na memória de gerações inteiras de cinéfilos que tiveram o privilégio de assistir a alguns dos momentos mais mágicos que o ...

» Leia mais | » Imprimir

     
SUCESSOS E FRACASSOS SEGUNDO OS COEN
 

 
PUBLICADA EM 08.01.15

Carlos Augusto Brandão
 
Lançado para o público americano na 51ª edição do Festival de Nova York, Inside Llewyn Davis, de Joel e Ethan Coen teve, na ocasião, uma concorridíssima  sessão prévia para a imprensa. Os cultuados diretores tem cadeira cativa no evento nova-iorquino e seus filmes são sempre aguardados com muita expectativa.
 
A história é ambientada em 1961, na cena musical de NY, quando as “folk songs” predominavam e abriram caminho para Bob Dylan.
 
Mas essa ...

» Leia mais | » Imprimir

     
12 Homens e uma Sentença
 

PUBLICADA EM 11.03.2014
 
Myrna Silveira Brandão
 
Está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil – RJ, a peça 12 Homens e uma Sentença, com direção de Eduardo Tolentino e produção de Ana Paz.  
 
Criado originalmente como série de televisão por Reginald Rose,  o roteiro foi adaptado para o cinema por Sidney Lumet em 1957 e, após o grande, inesperado e contínuo sucesso, voltou aos palcos em 1964, numa adaptação do próprio Rose.  
 
O enredo acompanha um júri composto de doze  ...

» Leia mais | » Imprimir

     
CINEMA PERDE ALAIN RESNAIS
 

Publicada em 03.03.14
 
Carlos Augusto Brandão
 
Na 64ª edição do Festival de Berlim em fevereiro último, um dos maiores destaques da premiação foi o  prêmio Alfred Bauer (por trabalho inovador e que abre novas perspectivas), ter ido para o filme Aimer, Boire et Chanter, de Alain Resnais, que concorria ao Urso de Ouro.
 
O produtor Jean-Louis Livi subiu ao palco para receber o prêmio no lugar de Resnais, que já bastante doente, não pode ir à Berlinale.  Muito emocionado, declarou.
 
“O teor desse prêmio é a ...

» Leia mais | » Imprimir

     
12 ANOS DE ESCRAVIDÃO É O MELHOR FILME DA 86ª EDIÇÃO DO OSCAR
 

 
Carlos Augusto Brandão
 
A cerimônia foi realizada no Dolby Theatre em Los Angeles e  foi apresentada pela humorista Ellen Degeneres.
 
Após o anúncio do filme vencedor, seu  diretor Steve McQueen, muito emocionado,  agradeceu à produção e às pessoas envolvidas no filme.
 
O filme superou Gravidade, Trapaça, O Lobo de Wall Street, Nebraska, Capitão Phillips, Clube de Compras Dallas, Philomena e Her na disputa pelo cobiçado prêmio.
 
O melhor diretor foi Alfonso Cuarón por Gravidade.  O diretor ...

» Leia mais | » Imprimir

     
MORETTI RETORNA COM COMÉDIA DRAMÁTICA
 

PUBLICADA EM 02.02.14 

HABEMUS PAPA PROVOCA REFLEXÕES
 
Carlos Augusto Brandão
  
O novo filme de Nanni Moretti, concorreu à Palma em Cannes, onde em  2001 o dolorido O Quarto do Filho lhe deu o prêmio de diretor naquele ano.
 
Depois de passar por vários outros festivais, inclusive o NYFF, Habemus Papa  chega aqui em DVD e nos canais de assinatura.
 
Neste novo filme de Moretti, o veterano Michel Piccoli interpreta um Papa cheio de dúvidas e angústias. A tela abre com a morte de João Paulo ...

» Leia mais | » Imprimir

     
DRAMA RETRATA A VIDA DE LIBERACE
 

11. 11. 2013
Myrna Silveira Brandão

Behind the Candelabra, de Steven Soderbergh, está sendo mostrado na programação da HBO.
 
O filme revive a memória do pianista gay Lee Liberace (1919-1987), interpretado por Michael Douglas, que marcou o imaginário cultural pop americano durante 40 anos.
 
Douglas tem um desempenho memorável no drama verídico sobre o caso de amor do artista com Scott Thorson (Matt Damon), 40 anos mais novo que ele e que escreveu o livro homônimo, no qual o filme se baseia.

Liberace escondia a homossexualidade de ...

» Leia mais | » Imprimir